Alimentação Saudável | Blog RV Ímola

Blog

Alimentação Saudável

RV Ímola 11/04/2017
231 Comentários

Cópia Blog de 25_Blog

 

Uma vida saudável é o melhor medicamento que podemos oferecer para o nosso corpo. E aquilo que nós ingerimos é fundamental para a qualidade de vida que teremos, a prevenção de doenças e a nossa longevidade. Os alimentos naturais são compostos de diversas vitaminas. Cada uma delas tem uma função de extrema importância para o nosso organismo. Dessa forma, uma alimentação variada de frutas, verduras e vegetais irá nos proporcionar todas as vitaminas que precisamos.

O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena (injeção ou via oral), ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal (algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre restos alimentares).

Existem dois tipos de vitaminas: Vitaminas lipossolúveis – Que são solúveis na presença de lipídios, por isso necessitam da presença da gordura para serem melhores absorvidas pelo nosso organismo. São elas: A, D, E e K. Vitaminas hidrossolúveis – São vitaminas solúveis em água. São elas: do complexo B e C. Algumas pessoas possuem carências de determinadas vitaminas. Por isso, é fundamental a consulta com profissionais de saúde que possa orientar uma dieta que se encaixa no perfil de cada pessoa.

Confira abaixo uma lista com as vitaminas que o nosso corpo precisa e onde encontrá-las.

 

Vitamina A

Protege a visão, a pele, favorece o desenvolvimento dos ossos, fortalece a imunidade e previne o envelhecimento celular. Está presente em ovos, leite, carne de fígado, vegetais folhosos verde-escuro (espinafre, brócolis, etc.), frutas amarelo-alaranjadas ou vermelhas (manga, morango, mamãe, etc.).

 

Complexo B

O complexo B reúne oito vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12), com funções complementares para o corpo. A carência dessas vitaminas pode causar sintomas como fraqueza muscular, problemas de memória, inflamações, depressão, entre outros. Uma dieta composta por alimentos de origem animal (carne, peixe e leite), verduras, legumes, leguminosas (feijão, trigo, etc.) e frutas abastece o nosso corpo dessas vitaminas.

 

Vitamina C

Reconhecido como o grande aliado no combate a gripes e resfriados, pela sua atuação no fortalecimento do sistema imunológico, a vitamina C oferece muitos outros benefícios. Possui efeito antioxidante, ajuda no metabolismo, no ganho muscular, combate o stress e o envelhecimento. Está presente nas frutas, sobretudo as cítricas (laranja e limão), e em vegetais como brócolis e couve-flor.

Normalmente, o consumo regular desses alimentos oferece a quantidade necessária de Vitamina C. A suplementação só é indicada em casos específicos. O consumo excessivo dessa vitamina pode causar efeitos em longo prazo como cálculos renais.

 

Vitamina D

Contribui para a manutenção do tecido ósseo, para o sistema imunológico e previne doenças como artrite, esclerose, raquitismo, osteoporose e depressão, e ainda é muito boa para a saúde das gestantes. É encontrado em alimentos como a sardinha e salmão. Mas a principal fonte é a luz solar. Tomar sol por 15 minutos ao dia oferece a quantidade necessária que o corpo precisa.

 

Vitamina E

Possui ação antioxidante e combate a ação degenerativa da pele. Também ajuda no crescimento das células musculares e controla o colesterol. É encontrada em óleos de azeite, de milho, de soja e de algodão, em frutas como banana e kiwi, ovos, carnes e peixes.

 

Vitamina K

Dividida em três vitaminas (K1, K2 e K3), é essencial no processo de coagulação sanguínea. Também contribui para a saúde dos ossos, dos dentes e dos vasos sanguíneos. Brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, alface e espinafre são exemplos de alimentos ricos nesta vitamina.

 

Leia também: Benefícios da Água

Voltar