Armazenagem de medicamentos: atenção especial - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos: atenção especial

RV Ímola 03/04/2020
229 Comentários

Armazenagem de medicamentos exige controle de qualidade, segurança e busca pelas melhores práticas do mercado. Somente assim, é possível contribuir com o setor da saúde e com o tratamento de pacientes.

Administrar um estoque hospitalar não é uma tarefa fácil e é por isso que muitas unidades de saúde contam com o apoio de empresas de logística hospitalar para a armazenagem de medicamentos. Essas companhias têm conhecimento e infraestrutura adequados para evitar desperdícios, perdas, falhas no controle de temperatura e outros problemas prejudiciais para o gerenciamento de materiais hospitalares.

armazenagem-de-medicamentos-atencao-especial

É importante lembrar que o cuidado com os insumos hospitalares não deve se resumir ao estoque. Esses produtos são altamente sensíveis ao calor e à umidade, sendo assim, eles precisam estar em boa conservação a partir do momento em que saem da fábrica. O transporte de medicamentos deve contar com caminhões refrigerados e outros itens essenciais para os sistemas de cadeia fria.

Outro ponto fundamental para o sucesso no armazenamento e distribuição de medicamentos é a capacitação das equipes. Os operadores logísticos e os gestores dos hospitais precisam conhecer bem os processos e as normas dos órgãos reguladores, como a Anvisa. Esse é o segredo para evitar multas e outras falhas que podem prejudicar a credibilidade das unidades de saúde, além de causar prejuízos financeiros às instituições decorrentes do mau armazenamento de insumos hospitalares.

É altamente necessário, por exemplo, que todos os profissionais sejam treinados e observem os níveis de higiene, uso de roupas adequadas e equipamentos de proteção, controle de código de barras, prazos de validade etc. O uso de sistemas tecnológicos ou a Gestão In House podem auxiliar bastante o trabalho de armazenagem hospitalar porque eles dão mais agilidade e precisão aos dados coletados no dia a dia.

A gestão logística hospitalar prevê que, durante o recebimento de novos produtos, o responsável deve conferir todas as mercadorias recém-chegadas e seus documentos de solicitação. Além disso, os centros de distribuição precisam contar com rastreamento e segurança para evitar danos, perdas, roubo ou furto dos produtos armazenados. Nesse sentido, o sistema de monitoramento de temperatura de operadores logísticos precisa ser impecável em todos os sentidos.

Se sua empresa ou hospital precisa de auxílio com a armazenagem de medicamentos, a RV Ímola tem soluções inovadoras e confiáveis para oferecer. Com ampla experiência no ramo da logística hospitalar e da logística de medicamentos, a empresa já foi premiada diversas vezes e é uma das referências do mercado.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre armazenagem de medicamentos e transporte refrigerado, acesse aqui.

Voltar