Armazenagem de medicamentos: boas práticas - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos: boas práticas

RV Ímola 14/07/2020
228 Comentários

Armazenagem de medicamentos deve seguir normas e boas práticas de mercado para garantir a eficácia dos produtos nos pacientes.

Esses cuidados na armazenagem de medicamentos precisam ser levados a sério pelas empresas de logística hospitalar e acompanhados de perto por um farmacêutico responsável pelo trabalho. O objetivo é sempre preservar a qualidade dos remédios e vacinas, evitando que eles fiquem expostos a condições adversas e correndo o risco de perder suas características (física, química, terapêutica, toxicológica ou microbiológica).

armazenagem-de-medicamentos-boas-praticas-2Os fatores que mais costumam ser sinais de alerta para o gerenciamento de medicamentos envolvem o controle de temperatura, umidade, iluminação e ventilação. Nesse sentido, é fundamental que os armazéns, depósitos e baús de transporte refrigerado tenham a infraestrutura adequada para cada tipo de medicamento, sempre de acordo com as indicações dos fabricantes.

Além de intensificar o mapeamento térmico diariamente, as empresas que atuam com gerenciamento de materiais hospitalares devem ter relatórios de conferência, gráficos demonstrativos e sistemas tecnológicos para avaliar possíveis falhas e oportunidades de melhorias.

Quando o assunto é a organização dos espaços de armazenagem de medicamentos, não basta apenas ter um lugar amplo e com rigorosas regras de higiene. É preciso pensar em processos e rotinas que facilitem o dia a dia de trabalho, assim como a entrada e saída de novos materiais.

É recomendado, por exemplo, investir em prateleiras, armários e estrados, de forma que cada grupo de medicamentos fique armazenado de acordo com data de validade, ordem alfabética, grupo terapêutico ou forma farmacêutica. Tudo isso gera mais eficiência para o armazenamento correto de medicamentos, além de permitir uma logística hospitalar de qualidade para o ramo da saúde.

A RV Ímola é referência em gestão de logística hospitalar, transporte de medicamentos e consultoria em logística por oferecer serviços inovadores para clínicas e hospitais de todo o país. A empresa já foi premiada diversas vezes e segue todos os padrões da Anvisa para gerenciamento de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para ver novidades em logística hospitalar.

Para mais notícias sobre armazenamento de medicamentos e transporte refrigerado, acesse aqui.

Voltar