Armazenagem de medicamentos e a importância do controle da umidade - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos e a importância do controle da umidade

RV Ímola 02/09/2021
207 Comentários

Medicamentos são sensíveis às ações ambientais, por isso, é ideal exercer um rigoroso controle sobre seu modo de armazenamento

Armazenagem de medicamentos é uma logística delicada considerando que esses tipos de produtos são altamente sensíveis às condições e variações ambientais, inclusive em relação à umidade do local. 

 

Controle de umidade e outros cuidados na armazenagem de medicamentos

 

Armazenagem de medicamentosExistem normas estabelecidas por órgãos reguladores e boas práticas que precisam ser seguidas a fim de garantir a integridade dos medicamentos e, algumas delas envolvem o monitoramento constante da temperatura, umidade e luminosidade durante o armazenamento de insumos hospitalares. 

 

A umidade, por exemplo, quando está acima do nível considerado ideal, pode provocar manchas no medicamento, alteração de coloração de comprimidos e até mesmo a proliferação de bactérias e fungos. 

 

Outra questão muito importante é a temperatura que, se a armazenagem de produtos hospitalares em questão for da classe dos termolábeis, precisa estar entre 2ºC e 8ºC pois, essas substâncias, necessitam estar expostas à baixas temperaturas para manterem suas propriedades químicas intactas. 

Sendo assim, ter um controle rigoroso sobre todas as etapas, desde a fabricação até a armazenagem e distribuição de medicamentos, se torna primordial, e terceirizar essa demanda com uma empresa especializada em logística hospitalar é a melhor opção para a indústria farmacêutica.

 

 

  • ANVISA e a RDC n/º 304 

 

 

Ainda sobre a questão das exigências para a armazenagem de medicamentos ser feita em perfeitas condições, temos a resolução de número 304 da ANVISA que estabelece a obrigatoriedade das empresas de soluções em logística como a RV Ímola, em monitorar a temperatura, acondicionamento e umidade utilizando ferramentas específicas para isso. 

 

Esses instrumentos de controle geralmente envolvem alta tecnologia como uso de softwares que possibilitam uma fiscalização 24 horas todos os dias. 

 

Portanto, é dever das empresas de gestão logística hospitalar ter estrutura adequada e sistema de monitoramento para oferecer um serviço de armazenagem de materiais hospitalares mais seguro e que proteja a carga da exposição em um ambiente úmido, quente e desapropriado. 

 

Para isso, você pode contar com a RV Ímola que é especializada em gestão, armazenagem e transporte de produtos hospitalares. Com diversos prêmios, a RV é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. 

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre logística hospitalar e armazenagem de medicamentos. 

Para mais notícias sobre armazenagem de medicamentos,  acesse aqui.

Voltar