Armazenagem de medicamentos: etapas importantes para a conservação dos produtos - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos: etapas importantes para a conservação dos produtos

RV Ímola 15/07/2021
237 Comentários

Armazenagem de produtos hospitalares deve ser feita seguindo todos os critérios de conservação para garantir a qualidade de remédios e insumos.

 

armazenagem-de-medicamentos-cuidadosArmazenagem de medicamentos é um importante processo logístico para garantir a integridade e eficácia dos produtos hospitalares e evitar prejuízos às indústrias farmacêuticas e redes de saúde. 

 

Etapas que envolvem a armazenagem de medicamentos

 

Logo, órgãos fiscalizadores como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a todo momento, estipulam e atualizam normas a serem seguidas para minimizar e até mesmo evitar qualquer adversidade que coloque em risco as propriedades físico-químicas dos fármacos, durante a armazenagem de medicamentos. 

 

 

Armazenagem de medicamentos

Abaixo, vamos listar alguns desses processos:

 

  • Recebimento da carga: ao receber os medicamentos, deve-se verificar as embalagens, validades e documentação.

 

  • Estocagem: após a checagem inicial, os materiais vão para o local onde serão estocados, de forma a ficarem fáceis de serem manuseados e, ao mesmo tempo, em segurança. 
  • Monitoramento: ter controle sobre entradas e saídas de cada produto, além da qualidade do ambiente que está sendo utilizado para o armazenamento de medicamentos, se torna etapa primordial pois, é monitorando que se terá a certeza da execução correta de todos os processos. 

 

  • Conservação: além disso, é preciso dedicação integral visando a conservação dos medicamentos e isso requer uma empresa de logística hospitalar que tenha estrutura equipada com cadeia fria e climatização como a RV Ímola tem. 

 

  • Distribuição: por último, os medicamentos são enviados à frota para que se realize o transporte de medicamentos até os hospitais, farmácias e consumidor final.

 

 

Armazenagem climatizada 

 

Deste modo, voltando ao tópico sobre a conservação na armazenagem de medicamentos, se os materiais forem termolábeis, como por exemplo as vacinas, significa que são hiper sensíveis às variações climáticas e portanto, exigem cuidado redobrado. 

 

Por isso, a RV conta com antecâmara climatizada, cadeia fria e armazém climatizado que permite o monitoramento constante da temperatura, luminosidade, umidade e tempo de despacho, para que não ocorra a ineficácia das substâncias ali armazenadas.  

 

Portanto, serviços logísticos de forma terceirizada, que englobam a gestão, armazenamento e distribuição de medicamentos, acabam sendo essenciais para evitar erros e assegurar que tudo ocorrerá conforme o planejado.  

 

Especialista em soluções logísticas, armazenamento e distribuição de produtos hospitalares para o sistema de saúde, a RV Ímola possui diversos prêmios e é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.  

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre a armazenagem de medicamentos. 

Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenagem e transporte de medicamentos, acesse aqui.

 

RV Ímola

Voltar