Armazenagem de medicamentos: saiba mais - RV ÍMOLA

Blog

Armazenagem de medicamentos: saiba mais

RV Ímola 16/04/2019
239 Comentários

Armazenagem de medicamentos é uma das maiores preocupações do setor.

Afinal, todo produto médico contém uma série de normas e cuidados e a armazenagem de medicamentos deve ser feita de forma responsável, a fim de evitar a falta ou até mesmo o desperdício dos insumos hospitalares.

A indústria hospitalar está em constante crescimento e, por isso, precisa contar com uma logística moderna e eficiente, capaz de possibilitar um crescimento seguro e planejado. Nesse cenário, os processos da logística hospitalar e da armazenagem de medicamentos estão entre as maiores preocupações dos gerentes da área porque os medicamentos podem sofrer alterações físico-químicas, o que altera a eficiência terapêutica pelo modo de armazenamento.

Os medicamentos não são mercadorias comuns e demandam cuidados especiais durante as operações logísticas. Além disso, existe uma legislação própria a respeito, tornando esse tipo de providência ainda mais relevante.

Por esse motivo, procuramos elencar aqui as principais funções sobre o assunto, a fim de que se compreenda a importância de se contratar uma empresa de logística hospitalar e armazenagem de medicamentos:

  • Recebimento de medicamentos: examinar e conferir os medicamentos detalhadamente, observando as informações contidas nas embalagens dos produtos, bem como seu documento de solicitação.
  • Estocagem: organização dos medicamentos em espaço pré-estabelecido, a fim de obter segurança e rapidez na retirada.
  • Segurança e Gerenciamento de Risco: proteção do medicamento armazenado, em especial contra danos físicos, furtos e roubos.
  • Conservação: manter a estabilidade dos medicamentos a fim de preservar as características físico-química dos medicamentos (evitar falhas na cadeia fria, por exemplo).
  • Controle de estoque: registro de entrada, saída e estocagem de medicamentos.
  • Entrega: medicamentos devem chegar ao paciente com a garantia de condições adequadas de acordo com a necessidade de cada item armazenado.

Mas, por que terceirizar a gestão de logística hospitalar? Conforme mencionamos aqui, para garantia e eficácia, uma empresa de logística hospitalar pode ajudar bastante na redução dos desperdícios e custos do hospital ou clínica.

A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, que conta com antecâmaras climatizadas e docas climatizadas para dar mais segurança na armazenagem e no transporte de seus medicamentos. Para saber mais sobre nossos serviços de armazenagem de medicamentos, entre em contato conosco.

Para saber mais, entre em contato conosco ou acesse nossa página no Facebook.

Para mais notícias, acompanhe as publicações do nosso blog!

Voltar