Blog

Armazenagem hospitalar: é preciso investir

RV Ímola 13/03/2020
0 Comentários

Armazenagem hospitalar requer cuidados e cumprimentos das determinações da Anvisa para evitar prejuízos às instituições de saúde.

Muito mais do que reduzir as chances de perdas financeiras, a armazenagem hospitalar gera benefícios para o trabalho administrativo de clínicas e hospitais, especialmente no que diz respeito ao controle do estoque e ao gerenciamento de medicamentos. É preciso ter atenção especial a aspectos como higiene, manuseio e processos de sanitização.

armazenagem-hospitalar-e-preciso-investir

Como já mencionamos, o armazenamento de insumos hospitalares deve ser feito de acordo com a regras dos órgãos reguladores. Cabe aos gestores estarem sempre atentos às melhores práticas do mercado e buscarem auxílio das empresas de logística, que têm expertise neste ramo e terceirizam soluções eficazes para a armazenagem hospitalar.

Um dos pontos fortes das empresas especializadas em armazenagem de produtos hospitalares é a infraestrutura. Elas possuem câmaras de refrigeração para garantir a conservação dos produtos, especialmente os medicamentos sensíveis ao calor.

É importante ter este tipo de cuidado na armazenagem e na distribuição destes medicamentos para garantir que eles cheguem aos pacientes com total segurança e com suas substâncias preservadas. Por este motivo, o transporte refrigerado é outro serviço cada vez mais procurado pelas instituições de saúde e pela indústria farmacêutica.

Os sistemas tecnológicos e softwares voltados para a logística hospitalar também são úteis para o controle de tudo o que entra nos hospitais e para gerar mais automação aos processos. Como os insumos hospitalares são sempre adquiridos em grandes quantidades, esses sistemas de distribuição de medicamentos ajudam a identificar os itens com prazos de validade mais próximo ou produtos que já foram comprados anteriormente, otimizando o fluxo de materiais e evitando compras desnecessárias.

Para ter êxito na armazenagem hospitalar, também é fundamental capacitar as equipes envolvidas neste tipo de atividade e oferecer condições adequadas de trabalho. Colaboradores e gestores devem estar sempre treinados e atentos às melhores práticas do setor. Para isso, muitas empresas disponibilizam consultoria em logística para hospitais e treinamentos específicos sobre as leis e exigências vigentes.

A RV Ímola é uma empresa de logística com forte atuação no Brasil e que já foi premiada inúmeras vezes por oferecer soluções diferenciadas em armazenagem hospitalar, transporte de medicamentos e logística hospitalar. Com quase 20 anos de trabalho sério e busca constante por melhoria contínua, a RV Ímola é sinônimo de credibilidade, inovação e confiança no ramo da logística.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber das novidades.

Para mais notícias sobre armazenagem hospitalar e transporte refrigerado, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar