Armazenamento de medicamentos climatizado: descubra a importância desta estrutura - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento de medicamentos climatizado: descubra a importância desta estrutura

RV Ímola 05/08/2021
237 Comentários

Armazenagem de produtos hospitalares deve ser feita seguindo todos os critérios de conservação

 

Armazenamento de medicamentos sempre exigiu atenção redobrada pois, qualquer falha de qualidade durante a estocagem, pode prejudicar a integridade e eficácia dos fármacos. 

 

A importância da armazenamento de medicamentos

 

armazenagem-de-medicamentos-eficacia-da-camara-friaPara termos dimensão dos prejuízos de um mau armazenamento de medicamentos, a Organização Mundial da Saúde estima que metade das vacinas produzidas no mundo são distribuídas com suas propriedades físico-químicas comprometidas e ineficácia comprovada.

 

Esse dado é alarmante e preocupante, uma vez que estamos no combate à pandemia e em pleno processo de vacinação em massa. 

 

Por isso, a indústria farmacêutica precisa terceirizar o armazenamento de materiais hospitalares com uma empresa autorizada pelos órgãos fiscalizadores e com estrutura adequada ao tipo de serviço.

 

 

  • Boas práticas no armazenamento climatizad0

 

 

Todo esse cuidado se potencializa justamente quando a necessidade é o armazenamento de medicamentos termolábeis, pois, são exigidas pela ANVISA, normas e boas práticas a serem seguidas para a preservação dos materiais. 

 

Abaixo,veja algumas exigências para a armazenagem climatizada: 

 

  • O espaço de armazenamento precisa estar higienizado, sanitizado e com controle de ventilação, temperatura e umidade;

 

 

  • O local precisa se manter em temperatura entre 2ºC e 8ºC;

 

  • Um responsável farmacêutico precisa acompanhar todo o processo de recebimento da carga, conferência de embalagem e documentação, bem como estocagem. 

 

Dado os fatos, fica nítida a importância da armazenagem de medicamentos climatizada para que, principalmente as vacinas imunizantes contra o coronavírus, sejam preservadas e distribuídas aos postos de vacinação de forma segura. 

 

Especialista em soluções logísticas, armazenamento e distribuição de produtos hospitalares para o sistema de saúde, a RV Ímola possui diversos prêmios e é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.  

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre logística de medicamentos e transporte refrigerado.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenagem e transporte de medicamentos, acesse aqui.

RV Ímola

Voltar