Armazenamento de produtos hospitalares: como fazer uma gestão de estoque eficiente? - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento de produtos hospitalares: como fazer uma gestão de estoque eficiente?

RV Ímola 16/12/2021
232 Comentários

A armazenagem de medicamentos, ao meu ver, é tão importante quanto a sua própria fabricação, isso porque demanda controle rigoroso e cumprimento das normas estabelecidas pela ANVISA para assim, garantir a integridade das propriedades físico-químicas até a distribuição para o sistema de saúde e consumidor final. 

 

Gestão de estoque bem executada é um grande diferencial

 

Sendo assim, ter um setor organizado e uma equipe altamente capacitada é essencial para que o armazenamento de produtos hospitalares seja realizado de forma correta. 

 

Essa organização envolve desde registros e documentações de todo o volume que chega à um empresa de soluções logísticas para ser estocado, até a disposição dos medicamentos no ambiente, pois, temperatura, luminosidade e umidade devem estar de acordo com o tolerado pelos mesmos, para assim, manterem a estabilidade microbiológica. 

 

Tecnologia é essencial para a armazenagem de medicamentos

 

Faço parte do time RV e sei que, um dos principais investimento da empresa atualmente, é em tecnologia de ponta para possibilitar um total monitoramento dos fármacos armazenados.

 

Cito como duas inovações bem interessantes o sistema  CLIF – Central Logística de Inteligência Farmacêutica que permite a vigilância completa do estoque com dados sobre recebimento, conferência, separação por lote e medicamentos sujeitos ao controle especial da ANVISA, por exemplo. E coloco em destaque também a tecnologia de armazenagem vertical, Logimat, que gera economia de espaço, ergonomia e maior segurança.  

 

Diante do exposto, é notório que a melhor maneira de se fazer uma gestão de armazenamento de forma eficaz e inteligente é aliando boas práticas ao uso de softwares que permitam ter uma visão 360º sobre todas as etapas deste processo logístico hospitalar.  

 

Por: Bruno Vilela

Voltar