Armazenamento de produtos hospitalares em cadeia fria durante a pandemia - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento de produtos hospitalares em cadeia fria durante a pandemia

RV Ímola 24/06/2021
207 Comentários

Existem muitos cuidados essenciais para garantir a preservação de produtos hospitalares durante se armazenamento

 

Armazenamento de produtos hospitalares em cadeia fria é fundamental para a conservação das propriedades físico-químicas das vacinas neste período de enfrentamento à pandemia do coronavírus. 

Armazenamento de produtos hospitalares

Condições ideias para o armazenamento de vacinas

 

Deste modo, segundo as regulamentações da Anvisa, a temperatura ideal para o armazenamento de medicamentos termolábeis como as vacinas em uma câmara fria é entre 2ºC e 8ºC. 

E por essas substâncias serem extremamente sensíveis às variações climáticas, o cuidado de uma empresa de soluções em logísticas como a RV Ímola neste processo deve ser redobrado. 

 

Armazenamento das vacinas Pfizer e as normas da ANVISA

 

Porém, ao contrário das vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca, as do laboratório farmacêutico Pfizer exigem condição de armazenamento ainda mais especial, tendo que estar em refrigeração de -70ºC para que a sua eficácia seja preservada.

Esta circunstância de temperatura diferente das que habitualmente o Brasil está acostumado a ter estrutura para oferecer, se tornou um grande desafio de armazenagem de produtos hospitalares para o país. 

Sendo assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ao fim de maio deste ano, autorizou novas condições para o armazenamento de vacinas Pfizer estendendo de 5 para 31 dias o período seguro para a conservação do imunizante no clima usual de 2ºC a 8ºC.

 

 

  • Armazenagem em Cadeia Fria

 

 

E de acordo com todo o cenário exposto, a armazenagem de medicamentos em cadeia fria assume um papel protagonista se tornando imprescindível ter câmaras refrigeradas nos centros de abastecimento e distribuição durante a campanha de imunização.

Por isso, na RV Ímola o sistema de cadeia fria permite controle total da umidade, temperatura e luminosidade do local sendo constantemente monitorado através da ajuda de softwares de última geração.

Portanto, quando se trata do armazenamento de produtos hospitalares que, possuem função crucial num processo de imunização em massa, empresas de logística hospitalar junto ao governo nacional precisam se unir para oferecer a melhor infraestrutura para possibilitar o acessos às câmaras de refrigeração em todo o país.  

 

A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenamento de medicamentos termolábeis, que oferece soluções inovadoras para a indústria farmacêutica e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios recebidos, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para mais informações sobre gestão logística hospitalar, transporte refrigerado e consultoria em logística.

 

Para mais notícias sobre gestão e armazenagem de produtos hospitalares acesse aqui.

 

  •         RV Ímola
Voltar