Armazenamento de vacinas: condições ideais para a conservação dos imunizantes - RV ÍMOLA

Blog

Armazenamento de vacinas: condições ideais para a conservação dos imunizantes

RV Ímola 14/09/2021
228 Comentários

Monitoramento e armazenamento de vacinas exigem métodos adequados

 

Armazenamento de vacinas é um tema que vem ganhando espaço e sendo debatido neste período de pandemia, uma vez que algumas cidades brasileiras, perderam doses por falhas no monitoramento da variação de temperatura ou demora na distribuição. 

 

Condições adequadas de armazenamento de vacinas

 

Armazenamento de vacina

Armazenamento de vacina

A ineficácia dos imunizantes ocorre em sua maioria porque, como esse tipo de substância é produzida com ativos biológicos, ela exige condições especiais de armazenamento como  por exemplo, temperatura ambiente entre 2ºC e 8ºC.

 

E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50% das vacinas produzidas e distribuídas em todo o mundo foram desperdiçadas pelas más condições de armazenagem, mas,toda essa perda poderia ser evitada com um ambiente estruturado e climatizado. 

 

Deste modo, o armazenamento de vacinas, também exige que o estoque esteja sempre higienizado, sanitizado e com sistema de monitoramento funcionando 24 horas por dia. 

 

 

  • Armazenagem climatizada e Cadeia Fria 

 

 

Por isso, a RV Ímola oferece, dentro do serviço de logística hospitalar, a armazenagem de medicamentos termolábeis em sistema climatizado e de Cadeia Fria, visto que a prioridade é manter a temperatura, umidade e luminosidade do local de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

 

Na Cadeia Fria, por exemplo, a armazenagem de medicamentos tem a conservação, manuseio, transporte e distribuição totalmente controlados.

 

Diante do exposto, fica evidente que o maior desafio para o armazenamento de vacinas é por conta da alta vulnerabilidade deste tipo de produto em relação às condições climáticas e, por isso, terceirizar uma operadora logística é tão essencial para as indústrias farmacêuticas e o sistema de saúde. 

 

Especialista em soluções logísticas, armazenamento e distribuição de produtos hospitalares para o sistema de saúde, a RV Ímola possui diversos prêmios e é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.  

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre armazenamento e distribuição de medicamentos.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenamento de vacinas e medicamentos acesse aqui.

Voltar