Atividades Físicas Sem Lesões | RV Ímola

Blog

Atividades Físicas sem Lesões

RV Ímola 25/05/2017
207 Comentários

 

A prática de atividades físicas é extremamente benéfica para saúde. Conforme já mencionamos no artigo Os Benefícios dos Exercícios Físicos, os exercícios, além de prevenir inúmeras doenças, aumentam a capacidade cardiorrespiratória, muscular e dos ossos. Mas sair por aí correndo, levantar peso, chutar uma bola, entre outros, requer também cuidados para que o hábito saudável não se torne um problema.

 

Um erro comum cometido por principiantes no esporte é o descaso com os músculos, que deve se preparado para suportar a sobrecarga. Quando o nosso músculo não está pronto para executar o trabalho que o corpo exige, ele sofre um desgaste que pode resultar em lesão que, consequentemente, incapacitá-lo por determinado período.

 

Os cuidados com os músculos passam por várias etapas: a alimentação, o aquecimento e a evolução gradativa. Também é preciso atentar-se à postura e aos movimentos, para evitar que anomalias estruturais forcem certas partes do corpo mais do que outras.

 

O descuido com os músculos pode resultar em adoecimentos como: cãibras, estiramentos, distensões, tendinites, contusões e fratura de estresse nos ossos. Para evitá-los, recomendam-se alguns cuidados fundamentais:

 

Alongamento

O esforço promove tensões e inflexibilidade muscular. Os alongamentos servem justamente para que haja um equilíbrio, aumentando a flexibilidade dos músculos.

 

Aquecimento

Consiste em movimentos de baixa intensidade que elevam a temperatura corporal, promovendo aquecimento dos tecidos. É uma forma eficaz que prepara o músculo para atividades de alto desgaste.

 

Tênis adequados

Correr ou caminhar com um calçado inapropriado pode sobrecarregar as articulações dos pés, joelhos, quadris e até da coluna vertebral, levando ao desgaste dessas estruturas e, consequentemente, a dores e lesões ortopédicas. Um tênis adequado para a seu tipo de pisada é muito importante. Para descobrir qual a sua pisada, recomenda-se uma avaliação biomecânica.

 

Dieta adequada

 

Quem pratica esporte deve ingerir com regularidade alimentos fontes de potássio e cálcio, que são elementos responsáveis pelos eletrólitos que contraem os músculos. O Potássio é responsável pela constituição da membrana celular, enquanto que o cálcio, além de reforçar os ossos, contribui para a contratilidade muscular.

 

Hidratação

Cerca de 80% da massa muscular é composta de água. O armazenamento de água nos músculos age como um fator anabolizante, permitindo que os músculos mantenham um equilíbrio positivo de nitrogênio, o que impacta diretamente o crescimento muscular. Além disso, a água mantém a concentração de eletrólitos do sangue.

 

 

 

Voltar