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Dormir é fundamental. Nosso corpo precisa de sono

RV Ímola 25/04/2017
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Para dar conta das incontáveis tarefas que temos ao longo do dia, na maioria das vezes, tiramos tempo de uma atividade fundamental para a nossa saúde: o sono. Pois dormir é tão importante quanto o trabalho que fazemos acordados. Aliás, o nosso desempenho em qualquer função está diretamente ligado ao tempo que paramos para sonhar.

 

É durante o sono que o nosso organismo executa uma série de atividades que regula o metabolismo e determina o controle hormonal. Esses hormônios são responsáveis por funções como: crescimento muscular, produção de insulina, síntese proteica, entre outros. Também é nesse período que a memória é descongestionada, permitindo-nos receber novos aprendizados nos dias seguintes.

 

Por isso, quem dorme bem desfruta de muitas vantagens se comparado aos insones. Possuem maior vitalidade física, aprendem mais facilmente, são menos pré-dispostos ao estresse, à depressão, à obesidade e a outras doenças como diabetes, colesterol, derrames cerebrais e ataques cardíacos.

 

Para crianças, são indicadas 9 a 11 horas de sono. Para quem sofre de insônia, algumas mudanças de hábitos, tratamentos e até alimentação adequada contribuem para reverter o quadro (ver abaixo).

 

Casos mais graves devem ser consultados por um médico. A orientação é sempre começar procurando um clínico geral, que, após uma primeira análise, irá indicar o paciente ao especialista ou tratamento adequado.

 

Hábitos para dormir bem
  • Ir para a cama em horários regulares
  • Praticar exercícios apenas durante o dia
  • Opte por uma alimentação leve nas horas que antecedem o sono
  • Consuma alimentos ricos em potássio, triptofano, magnésio, vitaminas do Complexo B, proteínas e cálcio, tais como: banana, couve, alface, aveia e ovo.
  • Sessões de acupuntura, ioga e meditação ajudam no combate à insônia
  • Ler antes de dormir

 

Benefícios de uma boa noite de sono
  • Previne a obesidade, estresse e depressão
  • Combate a hipertensão
  • Fortalece a memória
  • Favorece crescimento muscular
  • Evita acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares

 

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