Empresas de Armazenagem e Logística Hospitalar ajudam na redução de fraudes - RV ÍMOLA

Blog

Empresas de Armazenagem e Logística Hospitalar ajudam na redução de fraudes

RV Ímola 19/10/2018
220 Comentários

Empresas de armazenagem e logística hospitalar são importantes aliadas no combate às fraudes e aos desperdícios da gestão hospitalar.

Isto porque, o combate à fraude tem desafiado, diariamente, a gestão de clínicas e hospitais, sobretudo na saúde pública, que são as maiores vitimas de irregularidades. Nesse cenário, as empresas de armazenagem e logística hospitalar têm sido essenciais para um gerenciamento mais transparente e estratégico.

Há pouco tempo, um relatório divulgado pela “Strength in Unity: The promise of global standards in the healthcare industry” (Força na Unidade: A promessa de padrões globais na indústria de saúde, em tradução livre), revelou que as perdas ou danos com medicamentos já somam US$ 51 bilhões por ano, em todo o mundo. A informação foi publicada pelo portal Boas Práticas.

Não é difícil perceber, portanto, que o alto número de perdas revela recursos mal gerenciados, tanto na logística de insumos e medicamentos, quanto na própria armazenagem. Os desperdícios também costumam ocorrer por simples falta de cultura de gerenciamento, através de compras realizadas sem qualquer planejamento de estoque, principalmente quando há falta de integração e comunicação entre os setores, o que ocasiona perda em torno de 30% nos estoques das instituições de saúde pública e privada.

Lamentavelmente, muitas organizações não compreendem a importância de se manter uma equipe dedicada e especializada no processo que envolve a Gestão de Logística Hospitalar.  No entanto, quando os serviços são delegados às empresas que possuem expertises em armazenagem e logística, o retorno é imediato. Nos órgãos públicos, por exemplo, a redução de custos, assim como a racionalização de recursos são percebíveis no equilíbrio entre descarte de medicamentos, às vezes por perda de prazo de validade, e controle e manutenção de estoque, para não faltar medicamento e tornar os serviços de saúde um caos para a população.

Já nas instituições privadas, a qualidade no atendimento e a segurança do paciente ficam garantidas, já que o hospital tem mais tempo para focar no usuário final e atender, de forma mais assertiva, suas reais necessidades, minimizando, por exemplo, intercorrências e tempo de permanência hospitalar. Sendo assim, a Logística Hospitalar é a maneira mais eficiente de garantir com que a instituição se dedique ao que realmente interessa: os cuidados com o paciente.

A RV Ímola é a parceira ideal para a sua Gestão de Logística Hospitalar. Contando com uma equipe especializada e uma ampla estrutura de armazenagem, a companhia oferece as melhores soluções em transporte de medicamentos e logística de farmácia.  Para saber mais, entre em contato com a gente.

 Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar