Exercícios físicos são essenciais no invernoo | RV Ímola

Blog

Exercícios físicos são essenciais no inverno, mas requer cuidados

RV Ímola 27/06/2017
229 Comentários

 

O inverno é uma estação maravilhosa. Romântica, combina com um bom vinho e com um fondue. Mas também tem os seus problemas. Um deles é o nosso natural sedentarismo neste período. Afinal, o clima frio é quase uma barreira para a prática de exercícios físicos.

 

Só que, para manter a nossa saúde em dia, devemos deixar a preguiça de lado, vestir a roupa de ginástica e sair por aí, queimar as canelas. E há muitos motivos para isso!

 

No inverno, por exemplo, o sistema imunológico se torna mais frágil por conta da queda de temperatura. E os exercícios ajudam justamente a reforçar a resistência do indivíduo.

 

Outra vantagem da ginástica no inverno é que o nosso corpo queima mais calorias se comparado ao verão. Isso porque gastamos mais energia para nos mantermos aquecidos.

 

No entanto, também temos de tomar certos cuidados. Veja alguns exemplos:

 

  • O aquecimento com roupas adequadas é essencial, principalmente nas mãos, pés ou cabeça, regiões mais sensíveis ao frio. Mas não exagere, ou poderá sofrer efeito inverso, com o superaquecimento corporal. Blusas impermeáveis não são indicadas, pois podem levar à desidratação.

 

  • No frio os músculos levam mais tempo para atingir a temperatura ideal. Por isso, sempre faça sessões de alongamento e exercícios de aquecimento para não sofrer com lesões.

 

  • Sempre que possível, o mais indicado é optar por ambientes fechados, como academias, que mantenham a temperatura entre 20ºC e 25ºC.

 

  • Outra grande preocupação é com a questão cardíaca. Pessoas com problemas do coração devem evitar exercícios em baixas temperaturas, justamente pelo esforço maior feito pelo corpo para manter o aquecimento e, consequentemente, uma sobrecarga do coração. É essencial passar por um check-up para se praticar atividades no inverno.

 

  • Beba bastante água! A temperatura fria diminui a percepção de sede. Muita gente chega para treinar desidratada e isso não é bom

 

 

Voltar