Gerenciamento de materiais hospitalares: aliado na redução de custos - RV ÍMOLA

Blog

Gerenciamento de materiais hospitalares: aliado na redução de custos

RV Ímola 17/08/2018
227 Comentários

Gerenciamento de materiais hospitalares assume papel de extrema relevância para a excelência operacional e o futuro das organizações.

Isto porque, de acordo com a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), 1.797 hospitais encerraram suas atividades entre 2010 e 2017, possivelmente motivados pelas baixas remunerações dos serviços de saúde em comparação com os custos, flutuações no câmbio que encarecem a compra e a manutenção dos equipamentos, além da crescente necessidade de investimentos em tecnologia. Problemas que poderiam ser atenuados ou até mesmo resolvidos com um efetivo gerenciamento de materiais hospitalares.

 

Mas, de que maneira a gestão hospitalar poderá ajudar na redução de custos?

O planejamento é uma etapa muito importante para evitar gastos e desperdício de tempo, afinal, a falta de estratégias eficientes tende a comprometer o resultado financeiro. Quando há ausência de integração entre departamentos, por exemplo, por intermédio de um sistema eficiente, é mais difícil manter um processo de auditoria rigoroso, o que poderá levar a erros contábeis e, consequentemente, divergências no faturamento. Por isso, mapear todos os setores da instituição é essencial para a redução de custos.

Outro fator relevante para o sucesso da redução do estoque hospitalar é o equilíbrio no abastecimento. Uma boa logística hospitalar envolve constante fiscalização para não causar desperdício ou falta de produtos/medicamentos nas prateleiras. Por isso, acompanhar de perto cada informação é fundamental. E a tecnologia pode ser usada a seu favor.

É muito mais seguro planejar e controlar o estoque, por meio de uma gestão hospitalar inteligente que visa integrar farmácias aos respectivos departamentos de compras. Assim, através de dados atualizados por atendimentos diários realizados, é possível ter um controle muito maior sobre as necessidades de produtos hospitalares, o que garante ajustes de possíveis falhas no processo de compra, para não gerar desperdícios financeiros, e ainda manter um desenvolvimento mais sustentável.

Se a sua empresa ainda não conta com este serviço, entre em contato com a gente. A RV Ímola, empresa especializada em logística hospitalar e armazenagem farmacêutica, que oferece as melhores soluções para o seu negócio. Nossos principais diferenciais são: capacidade e agilidade de atendimento; flexibilidade de adaptação às particularidades da empresa; estrutura física e capacidade técnica de nossos profissionais, além de comunicação extremamente eficiente e preço competitivo de mercado. Para saber mais, entre em contato com a gente!

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar