Gestão comercial é essencial para o crescimento de uma empresa - RV ÍMOLA

Blog

Gestão comercial é essencial para o crescimento de uma empresa

RV Ímola 07/12/2021
239 Comentários

Uma empresa, por mais que ofereça soluções inovadoras e eficientes aos seus clientes, precisa de uma equipe comercial que mostre ao público toda essa competência e qualidade. Por isso, eu afirmo que uma gestão comercial é imprescindível dentro das organizações. 

E fazer essa gestão é pensar não apenas no treinamento e estratégia da equipe de vendas, mas também nos processos e ferramentas oferecidas para que ela atue com importantes diferenciais que a destaquem de possíveis concorrências.

 

Mas o que é a gestão comercial?

 

Gestão comercial é essencial para o crescimento de uma empresaO processo de gerir comercialmente uma empresa, ao meu ver, é sempre estar atento às oportunidades que o mercado oferece e manter uma presença relevante para possíveis conversões de novos clientes, parcerias e negócios, ou seja, é saber administrar as relações comerciais.

 

Além disso, as políticas comerciais externas também fazem parte dessa gestão e a decisão sobre quais serão as boas práticas a serem executadas nas transações e negociações, proporciona a previsibilidade de possíveis riscos à empresa. 

 

O crescimento de uma empresa está ligado à área comercial

 

Sendo assim, o gestor comercial assume a responsabilidade de treinar e comandar a equipe de vendas, estabelecendo metas, dando autonomia aos membros e promovendo a reflexão sobre soluções criativas para obstáculos que possam surgir no meio do caminho. 

Um setor que está ligado ao retorno financeiro por meio de ações, precisa estar em sintonia e com sede de vencer.

 

Uma força de vendas bem estruturada consegue, desenvolver novas oportunidades de negócio e manter boas relações com os clientes que já são fidelizados, o que, naturalmente, acrescenta ao crescimento da empresa seja em números e em credibilidade e confiança, 

 

Gestão inteligente reflete nos resultados

 

Além disso, com minha experiência de mais de 23 anos na área comercial sendo 10 anos direcionados ao mercado de logística farmacêutica, reforço que todas as dinâmicas que envolvem o comercial só são possíveis de serem realizadas com planejamento e  identificação do potencial de cada membro da equipe. 

 

Tão importante quanto querer agilizar e otimizar processos é também ser um líder que saiba identificar as habilidades e estimular o melhor desempenho das pessoas. 

 

Dito isto, fica evidente que a gestão comercial não é apenas focar no controle dos recursos financeiros e estabelecer metas, mas também ter um olhar apurado para se destacar em meio à tanta oferta, sempre visando entregar qualidade, segurança e ótima experiência ao cliente, além de manter a saúde financeira da empresa. 

 

Aqui na RV Ímola somos compostos por variados setores que, trabalhando de forma integrada, permitem que os serviços ofertados sejam de excelência no que diz respeito à logística, armazenamento e distribuição de medicamentos para empresas farmacêuticas e o sistema de saúde. Conheça nossas soluções

 

Até a próxima, 

Por: Max Trevisan 

 

RV Ímola

Voltar