Gestão de logística hospitalar: abastecimento - RV ÍMOLA

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Gestão de logística hospitalar: abastecimento

RV Ímola 12/02/2019
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Gestão de logística hospitalar traz processos mais práticos para uma empresa.

Todo medicamento e insumo destinado aos hospitais e farmácias têm controle de qualidade da fábrica. No entanto, sem uma gestão de logística hospitalar eficiente, ao sair do distribuidor, esses produtos podem sofrer alguns danos que comprometem a sua integridade e, por consequência, os torna ineficientes para uso comercial.

É para a efetivação desse controle que vemos a vantagem e importância da terceirização. Entenderemos um pouco mais sobre como empresas parceiras podem contribuir de duas formas relevantes na sua gestão de logística hospitalar:

Armazenagem de produtos dentro do previsto pela Anvisa

Existem regras da Anvisa para abastecimento e sistemas de distribuição de medicamentos. Por exemplo, o transporte de medicamentos refrigerados deve ser feito em veículos com baús isotérmicos e com temperaturas variando de 2 a 8 graus. Isso é previsto para não comprometer os componentes dos medicamentos, já que temperaturas elevadas ou fora desse padrão podem danificar o produto.

A terceirização da armazenagem, com empresas de transporte de medicamentos consiste em:

  • Receber os produtos do ponto de distribuição;
  • Conferir adequadamente cada um deles, verificando se não há danos físicos ou de qualidade (fora da validade, por exemplo);
  • Etiquetar de acordo com estatística do cliente (setor, tipo de produto, vencimento, etc.);
  • Realizar o estoque para o transporte adequadamente;

Para isso, é utilizado um sistema de logística e gerenciamento de armazenagem. A empresa responsável faz todo o acompanhamento, de forma que não haja pedidos fora do programado e, consequentemente, extravio.

Distribuição planejada e inteligente

Juntamente com a armazenagem dos produtos bem elaborada, a terceirizada faz a gestão de medicamentos, de forma que a distribuição ocorra de maneira assertiva. A previsibilidade é uma das grandes vantagens nesse caso. Como a empresa parceira ficará responsável por todo o planejamento de medicamentos e insumos, nenhuma distribuição acontecerá de maneira aleatória ou sem necessidade.

Nesse caso, também serão utilizados sistemas de acompanhamento para que a distribuição de medicamentos e insumos não falhe.

Os custos variáveis são outra grande vantagem da terceirização. A instituição paga pelo que utiliza e, consequentemente, pode programar melhor seus gastos.

Sabemos o quanto a logística de produtos para o setor da saúde é ampla e exige experiência. É preciso saber tomar decisões positivas e, por essa razão, contratar parceiros especializados, traz muitos benefícios.

A RV Ímola é uma empresa de logística, focada no transporte de medicamentos com gerenciamento de risco e outras soluções em logística hospitalar e farmacêutica. Podemos ser a parceria ideal para a sua instituição, trazendo sempre soluções práticas e modernas. Entre em contato e descubra mais dos nossos serviços.

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