Gestão de medicamentos demanda maior atenção com a LGPD - RV ÍMOLA

Blog

Gestão de medicamentos demanda maior atenção com a LGPD

RV Ímola 26/08/2021
220 Comentários

O gerenciamento de medicamentos garante que mais qualidade e segurança

Gestão de medicamentos exige boas práticas e normas a serem cumpridas e, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) o cuidado em relação aos dados dos pacientes deve ser redobrado. 

 

Desafios da gestão de medicamentos com a LGPD

 

Profissional de medicina ou farmácia cuidando da Gestão de medicamentos e atento a proteção de dados da lei LGPDDeste modo, um dos principais desafios da gestão logística hospitalar nesse contexto, é em relação ao setor administrativo, pois a LGPD exige rigidez e total segurança quanto ao acesso a dados pessoais relativos à saúde. 

 

E a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados significa, para a gestão de medicamentos, que os pacientes têm o direito de, além de acessarem o prontuário médico, também corrigirem informações incorretas ou desatualizadas no seu cadastro dentro da instituição de saúde.  

 

Ou seja, clínicas e hospitais devem adaptar o modo operacional para uma realidade que proteja esses dados de qualquer possibilidade de violação e uso indevido e, caso isso aconteça, consequências como multas podem gerar grandes prejuízos. 

 

Regularização e novos processos na gestão de medicamentos 

Por isso, é recomendado que o sistema de saúde busque a terceirização de uma empresa especializada em LGPD na  gestão hospitalar

Isso porque, uma equipe especializada em processos internos nas instituições de saúde, fará uma análise completa de todos os setores e a verificação de cumprimento da LGPD e, além disso, indicará se há a necessidade de alguma mudança no tratamento atual em relação à dados dos pacientes. 

Logo após à fase inicial de fiscalização, é necessário então criar novas políticas e procedimentos para que os colaboradores sigam e cumpram as boas práticas e normas impostas pela LGPD na gestão de medicamentos. 

 

Sendo assim, para a gestão de logística hospitalar funcionar, não basta o suporte para armazenagem e distribuição de medicamentos, mas também a expertise de uma empresa especializada e que possua tecnologia para monitoramento e controle das questões administrativas, uma vez que nenhuma informação de paciente pode ficar vulnerável. 

 

A RV Ímola conta com sistemas que geram mais excelência à logística hospitalar. A empresa utiliza tecnologia avançada para agilizar e racionalizar as operações, trazendo mais segurança aos processos e reduzindo possíveis prejuízos. 

Entre em contato e saiba mais!

 Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

 

Para mais notícias sobre gestão de medicamentos, acesse aqui.

Voltar