Gestão de qualidade garante a segurança no transporte de medicamentos - RV ÍMOLA

Blog

Gestão de qualidade garante a segurança no transporte de medicamentos

RV Ímola 10/12/2021
229 Comentários

A gestão de qualidade tem papel importante nas grandes empresas, principalmente, quando falamos na logística de transporte de medicamentos. É primordial uma estrutura adequada, treinamento da equipe e muita atenção aos processos. 

 

Importância da gestão de qualidade no transporte de medicamentos 

Gestão de qualidadeCom anos de experiência na área de gestão de qualidade, sei que as normas sanitárias definidas pela ANVISA precisam ser rigorosamente seguidas para garantir a qualidade dos medicamentos não apenas durante o transporte, mas também em todo o processo de armazenagem

 

Isso porque a carga é de extrema sensibilidade, não podendo estar exposta a grandes variações de temperatura, luz e umidade do local. Quando fazemos toda essa logística envolvendo medicamentos, prezamos pela integridade do produto, para que chegue às farmácias e hospitais em plenas condições de distribuição e consumo. 

 

Normas da ANVISA para o transporte de medicamentos 

 

Deste modo, a vigilância sanitária tem como principal função definir as regras a serem seguidas  pelas as empresas que realizam esse tipo de serviço, visando sempre manter a eficácia da carga transportada. 

 

Dentro de suas resoluções, existem algumas exigências que vão desde uma autorização especial para transporte de substâncias controladas até a necessidade da presença de  um farmacêutico durante o trajeto e, claro, a total higiene e sanitização dentro do veículo, seja ele em modal rodoviário ou aéreo. 

 

Planejamento e tecnologia garantem o sucesso do transporte de medicamentos 

 

Em nosso país, existe uma grande extensão territorial com estradas que, por vezes, estão precisando de manutenção por desgaste de asfalto, sinalização e até mesmo maior monitoramento para evitar roubos, por isso, fazer mapeamento de rota antes de iniciar o transporte de substâncias controladas faz parte de uma estratégia de otimização na segurança, que quando adotada, pode evitar grandes prejuízos. 

 

Além disso, aqui na RV por exemplo, investimos em alta tecnologia para monitoramento 24 horas/dia de todo o percurso a ser realizado pelos furgões e caminhões da empresa. Desse modo, conseguimos garantir que a entrega seja realizada dentro do prazo previsto e pelo caminho previamente escolhido pela equipe de gestão de qualidade. 

 

Portanto, é notório que uma gestão de qualidade realizada de forma responsável, com o suporte de softwares e envolvimento de profissionais qualificados sustentam um transporte de medicamentos pleno e eficiente.  

 

Por: Adriana Oliveira

 

Conheça as soluções logísticas de gestão, armazenamento e transporte de medicamentos da RV Ímola.  Clique aqui

 

Voltar