Blog

Gestão Logística Hospitalar: 5 erros para evitar

RV Ímola 21/04/2020
0 Comentários

Gestão logística hospitalar precisa ser feita com responsabilidade, ética e segurança para garantir qualidade em todos os processos, especialmente os relacionados à armazenagem de medicamentos.

Sabemos que erros durante o transporte de medicamentos ou no armazenamento de insumos hospitalares podem gerar prejuízos aos cofres do setor da saúde, além de interferir negativamente na credibilidade de clínicas e hospitais. Sem falar que problemas na gestão logística hospitalar também afetam a prestação de serviços adequados aos pacientes.

gestao-logistica-hospitalar-5-erros-para-evitarPor este motivo, as Empresas de Armazenagem e Logística Hospitalar devem estar sempre alinhadas com as melhores práticas do mercado e atentas às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Somente dessa forma será possível prevenir riscos e ter eficiência na logística de medicamentos.

Neste artigo, vamos falar de cinco erros que devem ser evitados para que não haja atraso nas operações de gestão logística nem desperdício de suprimentos. Confira!

  1. Temperatura irregular – Muitos medicamentos e insumos hospitalares precisam de controle intenso de temperatura para não perderem suas propriedades terapêuticas. Por este motivo, é importante investir em tecnologia, sistemas de climatização e cuidar do mapeamento térmico na armazenagem de medicamentos. O mesmo vale para os caminhões que fazem o transporte de medicamentos.
  2. Iluminação inadequada – Assim como acontece com a temperatura, alguns remédios e vacinas precisam de condições adequadas de iluminação para serem preservados. A luminosidade também é importante na logística de medicamentos para manter a segurança dos estoques e reduzir os riscos de acidentes.
  3. Falhas na organização – Os materiais do estoque precisam estar em locais adequados e bem organizados para que eles sejam facilmente encontrados. Muitos sistemas modernos e tecnológicos oferecidos pelas empresas de logística hospitalar auxiliam no rastreio de produtos, facilitando a entrada e a saída de insumos hospitalares. Os serviços de consultoria em logística e Gestão InHouse também costumam ser muito eficientes para quem quer evitar desorganização na logística hospitalar.
  4. Falta de cuidado nas especificidades dos materiais hospitalares – Na logística de medicamentos, é fundamental conhecer bem as características de cada produto para seguir os critérios específicos dos armazenamento de insumos hospitalares, sem colocar a saúde das pessoas em risco.
  5. Ausência de monitoramento – Erros no rastreamento de medicamentos podem resultar em falhas de pedidos, ausência de insumos, gastos desnecessários, perdas de remédios por prazo de validade etc. Tudo isso interfere na qualidade do serviço da saúde e impacta o equilíbrio financeiro das instituições. É imprescindível que exista o monitoramento constante e atualizado de todo o material hospitalar e isso pode ser feito com o auxílio de profissionais capacitados em gestão logística hospitalar.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar reconhecida no mercado da saúde por sua excelência e qualidade. Sempre atenta às boas práticas do setor, a empresa já foi premiada diversas vezes por oferecer soluções inovadoras em logística de medicamentos e transporte refrigerado. Entre os seus serviços de destaques, estão: armazenagem de medicamentos, Gestão InHouse, Gestão Logística, Cold Chain, Unitarização e Dispensação.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre outras soluções em logística, acesse aqui.

Deixe uma resposta

Voltar