Gestão logística hospitalar: benefícios e desafios - RV ÍMOLA

Blog

Gestão logística hospitalar: benefícios e desafios

RV Ímola 03/05/2019
231 Comentários

Gestão logística hospitalar é fundamental para o bom funcionamento das empresas, seja no setor público ou privado.

Entretanto, apesar de ser uma importante peça do quebra-cabeça, a gestão logística hospitalar ainda tem muitos desafios pela frente, como processos burocráticos e licitatórios, nas organizações públicas; e cultura organizacional, nas instituições privadas.

Com isso, tanto o setor público quanto o privado, considerando a necessidade de uma atuação estratégica e customizada de logística hospitalar, consegue igualmente os mesmos resultados de economia, rentabilidade, melhor controle e uso do espaço físico, que culminam em mais saudabilidade e segurança para gestores, colaboradores e pacientes.

E não é difícil de compreender que uma atuação estratégica e personalizada de gestão logística hospitalar seja capaz de promover resultados satisfatórios na receita, além de otimizar o espaço e garantir mais segurança para o hospital e para o próprio paciente.

Afinal, manter o estoque atualizado e bem gerenciado é um processo que, além de envolver muito comprometimento, requer muita disciplina na gestão logística hospitalar. E um dos fatores que interferem no desempenho destas instituições é justamente o controle deste tempo. Por vezes, os processos de licitações, que são bastante burocráticos no setor público, não atendem de forma satisfatória os prazos de entrega e de reposição de produtos, o que pode ocasionar déficit na cobertura de medicamentos e insumos e/ou a aquisição de um estoque em maior quantidade, justamente com o receio da perda de prazos, com risco de desperdício pela expiração do prazo de validade dos medicamentos.

Já no setor privado, sem dúvida nenhuma, o principal benefício da terceirização da gestão logística hospitalar é o cliente poder atuar com foco e energia em suas funções primárias, enquanto a empresa de logística terceirizada atua na geração de resultados voltados aos seus serviços de gestão e logística.

Considerando a necessidade de constante atualização e manutenção de equipamentos de automação, mudanças de legislação, revisões sobre entrada e retirada de medicamentos do mercado, bem como a capacitação de mão-de-obra especializada, é fato que delegar a gestão de logística hospitalar a uma empresa terceirizada é a solução de melhor custo-benefício para todos os segmentos da saúde.

Se a sua empresa ainda não possui um parceiro de confiança para cuidar do transporte de medicamentos e toda a logística de farmácia da unidade hospitalar, conheça a RV Ímola. Possuímos uma composição única com excelentes soluções em diferentes segmentos da cadeia logística. Além de contarmos com um time de profissionais capacitados para oferecer melhorias contínuas e redução de custos aos nossos clientes.

Para saber mais, entre em contato conosco ou acesse nossa página no Facebook.

Para mais notícias, acompanhe as publicações do nosso blog!

Voltar