Blog

Logística de Medicamentos: benefícios

RV Ímola 08/01/2019 0 Comentários

Logística de medicamentos é a saída mais eficiente para redução de custos e extravio de medicamentos e insumos.

Os números do relatório Strength in Unity: The promise of global standards in the healthcare industry”, realizado pela McKinsey Company, apontam que a perda de medicamentos atinge uma média de U$$ 51 bilhões anuais, o que mostra a importância da contratação de uma empresa especializada em logística de medicamentos.

Por este motivo, a RV Ímola, empresa especializada em logística hospitalar e logística farmacêutica, selecionou algumas vantagens que sua empresa terá ao terceirizar os serviços.

Gerenciamento de suprimentos estratégico

A logística farmacêutica, quando terceirizada, pode ser realizada de uma maneira muito mais estratégica. As empresas de armazenagem e logística hospitalar utilizam sempre de boas práticas como:

  • Otimização de operações. O transporte de medicamentos é feito dentro das regras da Anvisa e com muito mais planejamento para que não haja extravio;
  • Uso de sistemas avançados. O gerenciamento de risco é feito pela maioria das empresas, a fim de controlar as entregas e deixá-las bem mais seguras e rápidas;
  • Climatização devida, que evita também a perda de medicamentos e insumos por má refrigeração.

Todos os pontos acima deixam o gerenciamento de medicamentos muito mais prático e ágil. Afinal, a má gestão de suprimentos, ainda considerando os dados da McKinsey Company, causa 30% de perdas de estoques em hospitais, o que pode ser amplamente evitado.

Redução de custos e racionalização de recursos

As notícias de descartes de medicamentos e insumos fora da validade são muito comuns aqui no Brasil. De um outro lado, temos também notas de diversas instituições públicas que não têm medicamentos suficientes para seus atendimentos.

Isso acontece porque os sistemas de distribuição de medicamentos não são efetivos. Muitas vezes há a falta de gestão, como citamos no tópico anterior, e também de capacitação da equipe responsável. A contratação de uma empresa terceirizada solve esses problemas e, automaticamente, reduz os custos assim como racionaliza os recursos da instituição.

Compra programada de medicamentos e insumos

Uma das medidas mais eficientes realizadas pela logística de medicamentos é a compra programada de insumos e medicamentos. Isso garante que os suprimentos sejam adquiridos em uma quantidade apropriada para um determinado período, tenham o acondicionamento ideal e a distribuição correta entre os setores hospitalares.

Há também a garantia que os suprimentos sejam comprados na data certa, evitando a falta por má gerência. Dá também para programar os recebimentos, de forma que a conferência e o armazenamento sejam feitos sem erro.

A RV Ímola é uma empresa de logística, que realiza também o transporte de medicamentos refrigerados sempre considerando as regras da Anvisa e com planejamento estratégico para instituições públicas e privadas. Conheça mais dos nossos serviços! Entre em contato com nossos consultores e acesse também a nossa página do Facebook para mais informações.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar