Blog

Logística de Medicamentos: boas práticas para o setor

RV Ímola 18/12/2018 0 Comentários

Logística de medicamentos faz o mercado de genérico crescer 32% em 2018.

Isso mesmo. Neste ano, a logística de medicamentos fez o mercado de medicamentos crescer consideravelmente, indo na contramão de diversos outros setores da economia no Brasil.

Mas, mesmo favorecendo o crescimento, o sistema de distribuição de medicamentos ainda encontra algumas barreiras por falta de conhecimento dos demais setores. Por esse motivo, procuramos destacar aqui como esta metodologia tem sido eficaz nos processos:

Operações eficientes e otimizadas

Percebemos como a logística na indústria farmacêutica vem mudando o mercado desde a década de 90. Mudanças ocorridas nessa época foram determinantes para o crescimento e surgimento de muitas empresas de transporte de medicamentos.

Houve uma queda de grandes patentes e a regularização dos medicamentos genéricos, em 1999, motivando as empresas e suas operações. O que era feito, sem grandes expectativas, ganhou otimização e eficiência. Empresas de Armazenagem e logística hospitalar passaram a ter outras expectativas a partir disto.

Hoje, as operações são feitas com muito mais segurança. O transporte de medicamentos refrigerados é feito completamente dentro das regras da Anvisa, permitindo que os insumos sejam entregues sem riscos e extravios.

Desafios no setor: logística farmacêutica com mais inovação

Apesar de toda a otimização e a eficiência nas operações, o processo de distribuição de medicamentos, quando não realizado com os devidos cuidados, ainda demonstra falhas quanto à inovação desse gerenciamento.

O gerenciamento de risco, por exemplo, já era para ser algo comum e presente, principalmente no transporte de medicamentos controlados. Contudo, o que vemos é a ausência dessas tecnologias de rastreamento em grande parte da distribuição de medicamentos.

Outro gap relacionado à inovação está na armazenagem. O transporte refrigerado, assim como os centros de distribuição, por vezes, não é tão climatizado como deveria. E isso pode comprometer a eficácia do produto.

A logística de farmácia a favor do crescimento

Empresas de logística têm ampliado seus serviços e suas tecnologias, no que diz respeito à distribuição farmacêutica, a fim de suprir toda a necessidade do mercado. É por isso que sua empresa deve conhecer o trabalho realizado pela RV Ímola.

A RV Ímola é uma empresa que realiza a logística hospitalar e a logística de medicamentos de maneira eficiente e inovadora. Temos uma equipe completamente capacitada para o transporte de medicamentos de forma segura e ágil. Para saber mais, entre em contato conosco.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar