Logística de medicamentos: cuidados que garantem a qualidade até o paciente | RV Ímola

Blog

Logística de medicamentos: cuidados que garantem a qualidade até o paciente

RV Ímola 20/05/2021
208 Comentários

Logística de medicamentos é fundamental para garantir qualidade e integridade aos insumos hospitalares até que os pacientes os recebam nas farmácias e hospitais. 

 

Logística de medicamentos

Logística de medicamentos precisa de um cuidado que vai além da entrega final e é necessário manter a atenção em todos os estágios que envolve, desde o armazenamento até o seu transporte. Sensíveis às variações de temperatura, estes materiais podem ficar comprometidos caso ocorram erros nesses processos .

 

A importância da armazenagem de medicamentos 

 

Deste modo, quando as indústrias farmacêuticas recebem as matérias-primas, elas fabricam as vacinas e remédios e, logo em seguida, direcionam aos armazéns climatizados com Cadeia Fria onde são registrados, estocados e monitorados para maior controle de entradas e saídas destes produtos. Além disso, a armazenagem hospitalar precisa ser totalmente sanitizada e nos padrões exigidos pela ANVISA e outros órgãos reguladores. 

 

Atenção ao transporte de medicamentos refrigerados 

 

Já no transporte em veículos refrigerados, é imprescindível que além da climatização para manter a qualidade da temperatura até o destino, é necessário também um sistema de segurança que envolva rastreabilidade e monitoramento ao vivo desde a partida dos centros de distribuição até a chegada às redes de saúde.

 

Nesta etapa, também é essencial que se faça uma boa escolha da rota, devido o Brasil possuir grande extensão territorial. Assim, é essencial que seja feita uma pesquisa sobre o melhor percurso a fim de otimizar tempo e evitar acidentes

 

  • Cuidados essenciais para a eficácia na logística de medicamentos

 

 

Portanto, além dos principais cuidados citados acima tanto na armazenagem quanto no transporte de medicamentos, uma empresa de soluções em logística como a RV Ímola precisa investir em tecnologia e treinamento de equipe com farmacêuticos experientes, pois assim, é garantido que esta logística de medicamentos seja concluída com total competência. 

 

A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenamento de medicamentos termolábeis, que oferece soluções inovadoras para a indústria farmacêutica e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios recebidos, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para mais informações sobre gestão logística hospitalar, transporte climatizado e consultoria em logística.

 

Para mais notícias sobre gestão logística, armazenagem hospitalar e transporte refrigerado, acesse aqui.

 

  •         RV Ímola

 

Voltar