Logística de medicamentos pode evitar desperdícios e prejuízos. - RV ÍMOLA

Blog

Logística de medicamentos pode evitar desperdícios e prejuízos.

RV Ímola 04/03/2021
227 Comentários

Logística de medicamentos é fundamental para evitar desperdícios de produtos e insumos, anulando possíveis prejuízos.

 

transporte-de-medicamentos-cuidados-e-dicasPensando nessa gestão hospitalar com foco nos medicamentos, desde a fabricação até o processo de transporte e distribuição, o manuseio desses produtos precisa ser feito de forma cuidadosa e ao mesmo tempo, prática, para agilizar processos dentro de hospitais e da própria indústria farmacêutica. Neste momento, iniciamos o processo da logística de medicamentos, garantindo total eficácia em cada etapa deste processo.

Além de manter a eficiência nos processos, essa gestão logística de medicamentos, quando feita de forma correta, é primordial para evitar gastos desnecessários ou ocasionados por falhas. Por isso, devemos atuar com seriedade e focando na diminuição de erros, controle de estoque, validade dos produtos e transporte seguro.

 

Meios de evitar o desperdício de medicamentos:

 

Controle de estoque

O controle de estoque faz parte da etapa de armazenamento dentro da logística de medicamentos, e possibilita uma visão completa sobre quais produtos estão acabando, com validade próxima ao término e quais quantidades ideais para a nova compra.

Ainda nesta etapa, manter remédios e vacinas em cadeias de frio, contribuem para conservar a eficácia das mesmas evitando também o descarte por invalidez.

 

Rastreabilidade dos medicamentos

Como peça chave em todo esse processo de cuidados essenciais nesta gestão, destaco também a rastreabilidade dos medicamentos, o que torna possível acompanharmos desde a saída do medicamento até o seu local de destino, evitando fraudes e reforçando toda a segurança de uma boa logística de medicamentos.

Portanto, acredito e reforço que terceirizar a gestão logística de medicamentos para hospitais e empresas é importante para para o bom desempenho de todas as etapas que envolvem os cuidados, manutenção e distribuição de medicamentos, eliminando desperdícios e custos elevados.

 

A RV Ímola é uma empresa de operações logísticas com bastante experiência em gestão hospitalar, armazenamento e transporte de medicamentos, e muito mais. Com clientes em todo o Brasil, a empresa oferece consultoria em logística e já foi premiada várias vezes por ter soluções inovadoras. Essa é minha alegria!

 

*Por Roberto Vilela

 

Imagem: Pixabay

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.
Para mais notícias sobre gestão logística de medicamentosarmazenagem hospitalar e transporte de medicamentos, acesse aqui.

 

Voltar