Logística e gestão hospitalar: planejamento de estoque - RV ÍMOLA

Blog

Logística e gestão hospitalar: planejamento de estoque

RV Ímola 04/06/2019
207 Comentários

Logística e gestão hospitalar terceirizada traz muitos benefícios para quem deseja ter controle do seu estoque.

Sendo um assunto bastante discutido na atualidade, os altos custos provocados pela administração ineficiente têm levado líderes e gestores a reverem, com urgência, um modelo prático que otimize a gestão de clínicas e hospitais, trazendo melhorias tanto para a instituição, quanto para o paciente. E a logística e gestão hospitalar tem sido a melhor escolha, onde seu principal benefício está  na redução de custos na aquisição, movimentação e armazenagem de medicamentos e insumos, uma vez que a atividade garante maior controle de estoque, assegurando o produto certo, no momento certo, para o paciente certo, eliminando falta ou excesso de materiais.

Se por um lado há uma preocupação com os custos, por outro é preciso estar atento aos cuidados com a saúde. Para que a gestão de logística hospitalar se torne ainda mais eficiente, algumas iniciativas podem ser fundamentais para suprir, de forma rápida, às necessidades de uma organização. Vejamos:

Mapeamento de processos

Entender todo o sistema que rege a logística e gestão hospitalar, desde o planejamento das compras de medicamentos até a chegada ao consumidor final – paciente – , pode auxiliar na otimização e redução dos custos nas duas pontas: materiais e pessoas. Por isso, comece pelo planejamento, construa todo o fluxo, envolva a equipe, identifique os déficits, até que consiga reestruturar todo o processo e, por fim, reveja o sistema, se houver necessidade.

Preparo do centro de distribuição

Medicamentos e insumos hospitalares devem ser armazenados com alto controle e rigidez, tendo em vista que são materiais perecíveis. Por esse motivo, estar atento aos detalhes pode fazer toda a diferença para a logística farmacêutica.  O ambiente deve estar sempre climatizado, na temperatura correta; assim como a organização dos materiais deve ser feita com total precisão, a fim de que não percam a validade.

Mantenha laços com fornecedores

O fortalecimento de vínculos com fornecedores pode garantir reforço na eficiência da gestão logística de medicamentos, tendo em vista as possibilidades de manobras conjuntas que podem ser realizadas, em caso de  contratempos que possam surgir no meio do caminho da cadeia produtiva. Integrar o sistema que controla o estoque de medicamentos ao sistema de estoque de vendas do fornecedor otimiza pedidos e assegura o abastecimento frequente. Esse tipo de logística pode evitar, por exemplo, o esquecimento de pedido por parte do funcionário que fica responsável pelo almoxarifado.

Uso da tecnologia a favor dos processos  

Explorar as facilidades propostas pelo uso da tecnologia aumenta a eficiência de toda e qualquer empresa de logística hospitalar. Quando o sistema é integrado, o processo de comunicação é muito mais assertivo entre os setores e agiliza o trabalho de todas as equipes, o que garante aumento efetivo na produtividade e redução de falhas humanas. Sem contar que fica mais fácil e prático monitorar a entrada e a saída de medicamentos, através de rastreamento.

E, por fim, acompanhar os indicadores de desempenho é fundamental para garantir uma logística eficaz. Estipular metas de redução de custos com desperdícios, metas de qualidade na realização dos pedidos, agilidade nos processos internos são alguns caminhos que podem contribuir na otimização da gestão logística.

Esperamos que essas dicas proporcionem, de forma considerável, melhoria na eficiência dos processos. Se ainda assim não forem suficientes, saiba aqui a importância da terceirização do serviço para a gestão logística da sua empresa. Afinal, a RV Ímola entende bem deste processo. Com todo know-how em logística hospitalar, a organização oferece as melhores soluções do mercado aos seus clientes, com melhor custo-benefício. Visite o site e conheça nossos serviços.

Conheça mais dos nossos serviços! Entre em contato com nossos consultores e acesse também a nossa página do Linkedin para mais informações.

Voltar