Blog

Logística hospitalar e materiais de saúde

RV Ímola 13/08/2019
0 Comentários

Logística hospitalar é essencial para a redução de custos e a otimização dos processos.

Afinal, a logística hospitalar facilita o gerenciamento do estoque, almoxarifado e do transporte de medicamentos. A cadeia que envolve o armazenamento de insumos hospitalares exige cuidados minuciosos para a garantia de qualidade, segurança e eficiência nos processos. E isso, como já mencionamos aqui, só a logística hospitalar é capaz de proporcionar.

logistica-hospitalar-e-materiais-de-saude

De forma resumida, a logística hospitalar garante, através de procedimentos estratégicos para a gestão e armazenagem de medicamentos, mais segurança para os funcionários e clientes do hospital, já que o sistema de logística tem por base princípios científicos, legais e técnicos.

Um outro fator é que a logística hospitalar auxilia na manutenção da qualidade para redução de desperdícios, etapa simples, mas que exige atenção e ainda deixa muito a desejar no atual cenário sem a terceirização logística. Para que isso não ocorra, listamos abaixo algumas medidas que podem tornar a gestão muito mais segura e eficiente para a otimização dos processos:

  • Recebimento

As etapas da armazenagem de medicamentos incluem desde a entrada de materiais, conferência dos produtos e regularização. Elas precisam acontecer de forma detalhada para que não ocorram divergências.

  • Conferência

Com a gestão de medicamentos, é importante que o processo de conferência aconteça de duas maneiras: quantitativa e qualitativa. Na forma da conferência quantitativa, verifica-se a quantidade de material recebido, se está de acordo com a quantidade de material faturado, além de pesagem, volume, etc. Já na etapa qualitativa, uma inspeção técnica é realizada para garantir a qualidade e adequação do material com as condições acordadas.

  • Armazenagem

Para que a armazenagem de medicamentos ocorra de forma mais eficiente, é importante, inicialmente, considerar os tipos das cargas (frágeis, inflamáveis, tóxicas, radiativa, pesada), quais serão os níveis de armazenamento, que tipo de estruturas para armazenagem serão precisas e como se dará o mecanismo a ser utilizado no processo que envolve a armazenagem de insumos hospitalares.

Se a sua empresa ainda não possui um parceiro de confiança para cuidar do transporte de medicamentos e toda a gestão de logística hospitalar e farmacêutica, conheça a RV Ímola. Temos uma composição única com excelentes soluções em diferentes segmentos da cadeia logística. Entre em contato conosco para saber mais!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias, clique aqui.

Deixe uma resposta

Voltar