Logística Hospitalar: dois modelos de atuação - RV ÍMOLA

Blog

Logística Hospitalar: dois modelos de atuação

RV Ímola 15/01/2019
228 Comentários

A logística hospitalar tem aprimorado bastante os seus modelos de atuação.

Por este motivo, destacamos dois modelos de logística hospitalar para que você possa avaliar o que melhor se adequa para a sua empresa:

Análise, programação e estudo de fluxo

O fluxo é uma das partes mais importantes para a gestão de logística hospitalar. É preciso pensar no fluxo de pacientes em diferentes períodos, tais como: festas, feriados prolongados, alta estação ou acidentes imprevistos. Essa projeção é responsável pela qualidade e também agilidade do atendimento.

Com o fluxo organizado e bem planejado, o hospital tem em vista uma gestão eficiente de equipe:  enfermeiros, médicos e outros profissionais de suporte estão sempre presentes atendendo demandas sem erro ou falta.

O fluxo da logística de medicamentos também está diretamente relacionado com o estoque de dosagens e insumos. A estocagem de materiais, quando não é feita no fluxo correto, tem grandes chances de resultar em perda por extravio, mau uso ou vencimento da validade.

É preciso pensar no fluxo também para programar o transporte de medicamentos e insumos. A estocagem deve ser feita pensando na usabilidade dos produtos e no tempo de validade de cada um.

Impacto econômico

O segundo modelo de logística e gestão hospitalar está relacionado com o impacto econômico positivo que esse sistema traz para a instituição.

Falando de equipe, quando temos funcionários ociosos por grandes períodos de tempo, isso representa perda para o hospital. A instituição está dispondo de diárias desnecessárias, podendo investir esses valores em melhorias do espaço, produtos, equipamentos, etc. Quando falamos em ociosidade, referimo-nos aos escalonamentos de equipes sem planejamento estratégico.

O impacto econômico positivo que um sistema de logística bem elaborado traz para as instituições é grande. É preciso pensar em empresas de armazenagem e transporte de medicamentos controlados. A terceirização desse serviço traz uma economia com equipe, equipamentos, estrutura e outros quesitos.

Além disso, o transporte refrigerado, sempre dentro das normas da Anvisa, diminui consideravelmente o risco de extravio de medicamentos e insumos.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar e transporte medicamentos refrigerados com gerenciamento de risco e outras soluções inteligentes para a sua empresa. Entre em contato com nossa equipe e conheça mais dos nossos serviços.

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

 

Voltar