Logística Hospitalar: por que ela é essencial? - RV ÍMOLA

Blog

Logística Hospitalar: por que ela é essencial?

RV Ímola 10/03/2020
207 Comentários

Logística hospitalar é fundamental para ajudar na administração de clínicas e hospitais, bem como para alavancar o setor da saúde como um todo.

Quando falamos em logística hospitalar, estamos nos referindo a uma atividade bastante estratégica e que deve estar entre as prioridades dos gestores das instituições de saúde. Com a gestão de logística hospitalar, é possível planejar e administrar tudo o que entra e sai das unidades de saúde, evitando desperdícios e ou aquisições desnecessárias para os hospitais.

logistica-hospitalar-por-que-ela-e-essencial

Em palavras mais resumidas, a logística e gestão hospitalar administra de forma eficaz todos os recursos materiais, financeiros e pessoais das instituições de saúde, que funcionam como uma empresa e precisam gerar lucros para continuar em constante crescimento. Outro ponto importante da logística hospitalar é que ela contribui para o melhor atendimento dos pacientes e gera mais credibilidade para os hospitais.

Existem inúmeras empresas de logística disponíveis no mercado com experiência comprovada neste segmento e com infraestrutura adequada para cuidar da logística de medicamentos, do transporte de medicamentos, da armazenagem de medicamentos, entre outros itens. Graças ao uso das novas tecnologias e de sistemas cada vez mais automatizados, é possível terceirizar os serviços de logística hospitalar de forma simples e prática (Gestão InHouse, por exemplo).

Todas essas soluções resultam em mais eficiência, segurança, qualidade e rastreabilidade para o setor da saúde. Vale ressaltar ainda que a empresa de logística pode ser bastante útil para capacitar as equipes dos hospitais em assuntos relacionados à gestão de suprimentos e logística hospitalar, além de oferecer consultoria em logística para gerentes de diferentes setores. A unitarização de medicamentos e o controle de estoque são outros benefícios proporcionados pelo ramo da logística na área da saúde.

Embora seja uma área bastante estratégica e que resulte em atendimento de qualidade aos pacientes, a gestão de logística hospitalar também lida diariamente com novos desafios. Os processos burocráticos para compra, entrega e reposição de produtos nas unidades de saúde são apenas alguns deles.

Outro desafio é o acompanhamento constante das normas da Anvisa e o treinamento das equipes para evitar multas ou falhas. O investimento em infraestrutura para transporte refrigerado (Cold Chain, por exemplo) e em processos cada vez mais automatizados devem fazer parte da rotina dos operadores logísticos.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar que vem se destacando no mercado nacional graças à sua eficiência e serviço de qualidade prestado para clínicas e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios e sempre atenta às regras do setor, a RV Ímola tem soluções em logística que vão ajudar na evolução do seu negócio, entre elas: Consultoria Supply Chain, Sistema de Logística, Logimat, Gestão InHouse e transporte de medicamentos.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre outras logística hospitalar, acesse aqui.

Voltar