Logística hospitalar: processos para a distribuição de medicamentos

Blog

Logística hospitalar: processos para a distribuição de medicamentos

RV Ímola 21/04/2021
228 Comentários

Logística hospitalar envolve processos que agilizam e garantem o controle absoluto desde o  armazenamento até a distribuição de medicamentos e insumos dentro do sistema de saúde. 

 

logistica-hospitalar-atencao-redobrada

Quando a logística hospitalar não é implementada de forma eficiente, pode causar grandes prejuízos financeiros, especificamente, às farmácias hospitalares, já que o fluxo de entrada e saída de remédios é intenso. 

 

Ao terceirizar uma empresa de logística hospitalar, busca-se uma organização de todos os setores dentro de um hospital para que trabalhem integrados e atentos às etapas logísticas, além da introdução de tecnologia e automação para facilitar a gestão de suprimentos. 

Tecnologias que facilitam a distribuição de medicamentos. 

 

E uma dessas tecnologias criada pela RV Ímola é a CLIF – Central logística de inteligência farmacêutica. Esta ferramenta permite a fiscalização desde a requisição de insumos e produtos hospitalares até a sua distribuição. Além disso, ela cumpre todas as normas da Anvisa, sendo aprovada e certificada para o uso dentro da logística de medicamentos. 

 

Outra inteligência que faz parte da RV é um sistema de rastreamento que envolve ferramentas GPRS e GSM e possibilita o acompanhamento durante 24 horas, tanto da carga armazenada quanto do transporte de medicamentos até a rede de saúde.

 

Cuidados especiais com medicamentos termolábeis 

 

Ainda assim, o sistema de distribuição de medicamentos precisa estar adequado e preparado para receber os produtos termolábeis que, por serem sensíveis à temperatura, necessitam de uma supervisão ainda mais rigorosa e um ambiente adequado às condições por eles exigidas, como por exemplo, a Cadeia Fria. 

 

Benefícios da Cadeia Fria 

 

A armazenagem especial em Cadeia Fria e o transporte refrigerado visam manter a integridade e qualidade do fármaco a partir do controle da umidade e temperatura, principalmente quando se refere às vacinas, que atualmente são grandes potências no combate ao coronavírus. 

 

Portanto, investir em uma empresa de logística hospitalar é assegurar o bom funcionamento de todos os processos internos de um hospital, visando sempre manter a eficácia e segurança dos medicamentos durante a conservação até a sua distribuição aos pacientes. 

 

A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenagem de medicamentos, que oferece soluções inovadoras para a indústria farmacêutica e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios recebidos, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para mais informações sobre logística hospitalar, transporte e armazenamento de medicamentos.

Para mais notícias sobre logística de medicamentos, armazenagem hospitalar e transporte refrigerado, acesse aqui.

 

 

  • RV Ímola

 

 

Voltar