Logística hospitalar reduz custos operacionais nas redes de saúde - RV ÍMOLA

Blog

Logística hospitalar reduz custos operacionais nas redes de saúde

RV Ímola 01/07/2021
228 Comentários

Logística de produtos hospitalares é fundamental para a fluidez dos processos que envolvem a compra de material para a fabricação de medicamentos até o controle sobre a distribuição destes produtos.

 

Logística hospitalar envolve processos que são fundamentais para o bom funcionamento e redução de custos nas instituições de saúde.

 

 Custos operacionais da rede de saúde sem logística hospitalar

 

logistica-hospitalar-de-qualidade-como-fazer

logistica-hospitalar-de-qualidade-como-fazer

Deste modo, os custos que envolvem a gestão de logística hospitalar se elevam se não houver controle e otimização do funcionamento desta cadeia de suprimentos. E nesse caso, a falta de tecnologia é um agravante, uma vez que processos manuais demandam mais funcionários e maior tempo para serem executados. 

 

Por isso, a cada ano no comando de uma empresa de logística de medicamentos como a RV Ímola, eu tenho a certeza que a melhor solução para uma administração eficiente de clínicas e hospitais, é a terceirização deste tipo de serviço. 

 

Importância da gestão de logística hospitalar

 

E essa logística hospitalar vai além de gerenciar as demandas dos setores, fluxo de pacientes e fazer a gestão financeira, pois é imprescindível também, que se tenha atenção para a farmácia hospitalar, tendo controle integral da entrada e saída de medicamentos, estoque e condições do armazenamento para evitar desperdícios e futuros prejuízos. 

 

Sendo assim, vejo como os maiores benefícios que empresas de armazenagem e logística de medicamaentos podem oferecer ao sistema de saúde é a eficácia e fluidez dos processos junto a geração de receita. 

 

 

  • Tecnologia na logística de medicamentos

 

 

Logo, voltamos à questão da tecnologia e a sua importância nesta redução de custos. Aqui na RV, entendemos que softwares e sistemas de monitoramento são nossos aliados e possibilitam a entrega de um serviço diferenciado aos nossos clientes. 

 

E para isso, contamos com inovações como a armazenagem de medicamentos em posição vertical que facilita o controle de estoque, rastreabilidade da carga transportada 24 horas e o CLIF (Central Logística de Inteligência Farmacêutica), que promove a sinergia das operações, concentrando as principais informações sobre compras, inventário e cadastros em um só lugar. 

 

Portanto, é visível que a falta de logística hospitalar prejudica o sistema de saúde e como é importante destinar esta responsabilidade administrativa a uma empresa competente e que ofereça o devido suporte.  

 

 

A RV Ímola é uma operadora logística com bastante experiência em armazenagem climatizada, transporte refrigerado para medicamentos e logística hospitalar. Com clientes em todo o Brasil, a empresa oferece consultoria em logística e já foi premiada várias vezes por ter soluções inovadoras. Essa é a minha alegria!

Siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenagem e transporte de medicamentos, acesse nosso Blog.

*Por Roberto Vilela

Voltar