Blog

Logística Hospitalar: conheça as vantagens de terceirizar este serviço

RV Ímola 24/08/2018
0 Comentários

Logística hospitalar é uma prestação de serviços essencial para a redução de custos e a otimização da produção da organização.

Estima-se que os serviços terceirizados nesta área crescem até 20% ao ano. Por este motivo, a importância de sua adesão vem ganhando, cada vez mais, notoriedade no mercado. Mas você sabe como funciona a terceirização dos serviços de logística hospitalar?

A logística hospitalar é responsável por cuidar de todo o processo que envolve a aquisição, a armazenagem e o fluxo do produto até o seu consumo, visando a acuracidade do estoque, a rastreabilidade dos produtos e a diminuição dos custos de compras e de perdas dos mesmos. Esta iniciativa promove melhorias no que tange os processos internos da companhia, levando à redução de gastos e à otimização da produção, até chegar ao consumidor final. Esta é uma das diversas vantagens que estão levando as organizações a terceirizarem a logística e gestão hospitalar.

Na prática, a logística de medicamentos passa pelas seguintes etapas: inicialmente, ocorre a verificação de estoque, para ratificar as necessidades de compras dos medicamentos, bem como sua respectiva quantidade, a fim de evitar desperdício ou falta. O recebimento dos produtos, é efetuado por profissionais da área de logística, seguindo as especificações das ordens de compra emitidas pelo sistema integrado. O armazenamento só é realizado, após rígida conferência dos lotes e validade dos medicamentos, que após sua identificação passam pelo processo de unitarização. A estocagem é realizada com a separação de cada um dos lotes, por meio de alto padrão de controle, observando sempre as condições de armazenagem, qualificando, desta forma, a etapa que se segue: a distribuição. A distribuição pode ser interna ou externa. Em ambas as expedições o processo é realizado através de processos automatizados, que garantam a acuracidade e o controle do processo. Para abastecimentos externos, os produtos são encaminhados por meio de transportes específicos, sendo monitorados em todo o seu percurso, até o seu destino final, com protocolo automático do recebimento pelo usuário.

Vale ressaltar que a gestão de logística hospitalar é um setor tão relevante para o mercado que, frequentemente, passa por rigoroso controle de qualidade por parte do governo. Por serem cargas valiosas e frágeis, as empresas de transporte de medicamentos devem seguir normas e procedimentos à risca. Algumas delas são decisivas para o bom funcionamento do setor. São elas:

  • monitoramento contínuo;
  • veículo climatizado, para manutenção da armazenagem sob total controle;
  • depósitos que funcionem 24 horas por dia para casos de emergências;
  • Softwares seguros e eficientes para controle de medicamentos.

Hoje, infelizmente, o setor de saúde ainda registra grandes perdas de remédios e insumos. A RV Ímola, empresa especialista em logística e gestão hospitalar já chegou a reduzir mais de 70% destas perdas, com a implementação dos seus serviços.

Com total experiência em logística de medicamentos para hospitais e laboratórios, a RV Ímola assegura distribuição e armazenamento, sempre respeitando normas e exigências contidas na lei.

Por meio de uma logística eficiente, realiza cuidadosamente todas as etapas que envolvam a gestão hospitalar, desde o planejamento de compras, até o abastecimento de todos os produtos consumidos no hospital, incluindo o recebimento, armazenagem, unitarização , separação e entrega dos mesmos, até o consumo dos pacientes.

Para saber mais, entre em contato com a gente!

Clique aqui e curta nossa página no Facebook.

Para mais notícias, clique aqui.

Voltar