Medicamentos Vencidos: o que fazer? RV Ímola

Blog

Medicamentos vencidos: o que fazer?

RV Ímola 28/02/2017
228 Comentários

É comum ter em casa sobras de algum medicamento. Normalmente, são aqueles remédios adquiridos para tratamentos específicos, mas usados apenas em parte. Então, ficam guardados em um canto qualquer, até que um dia alguém pode encontrá-lo e, então, cometer erros que podem ser muito perigosos: consumi-los após o vencimento da validade ou descartá-los em locais incorretos.

Por isso, fique atento! Ao encontrar medicamentos vencidos em casa, você deve tomar certas medidas para não causar consequências graves, tanto para a saúde quanto para o meio-ambiente. Para orientar os leitores sobre as atitudes corretas a fazer com esses resíduos, nossa Gerente de Qualidade, Adriana Oliveira, elaborou uma série de recomendações para que você faça um descarte seguro. Confira!

 

O que NÃO fazer:

 

Descartar em lixo comum, vaso sanitário, ralos ou aterros

O descarte de medicamentos pelo esgoto e/ou lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos, o solo ou ainda animais.

Outra consequência da presença de medicamentos na água é o desenvolvimento de bactérias resistentes a antibióticos. Além disso, também podem afetar o sistema reprodutivo de organismos aquáticos, como os peixes.

Há ainda o risco de a sobra dos medicamentos cair na mão de terceiros e, assim, ser usado inadvertidamente por outras pessoas, que podem sofrer reações adversas graves e intoxicações.

 

Incinerar em casa

Incinerar medicamentos no quintal de casa também não é uma boa ideia. Os vapores gerados podem ser tóxicos e causar irritações aos humanos e contaminar o meio ambiente.

 

Consumir medicamentos vencidos

Após o fim do prazo de validade, as substâncias presentes no medicamento vão se degradando. Além de não fazer o efeito esperado, no pior cenário, ele pode causar série consequências, até mesmo graves, à saúde de quem o consome.

 

Reaproveitar embalagens

É altamente condenável. O remédio no interior das embalagens pode entrar em contato com parede do frasco de vidro e contaminá-lo.

 

O que fazer:

 

Enviar aos postos de coleta

Ao encontrar um medicamento vencido em casa, você deve encaminhá-lo diretamente em postos de coleta, geralmente presentes em farmácias ou unidades de saúde. Esta é inclusive a recomendação da ABNT, estabelecida pela Norma Brasileira Norma Brasileira de Logística Reversa (NBR 16457:2016).

De lá, os resíduos serão descartados corretamente, sendo encaminhados para um incinerador industrial, em que fumaça será tratada para não gerar gás tóxico.

 

Leia mais: Armazenagem e Manipulação de Remédios em Casa | Medicamentos Falsificados

 

Voltar