Blog

Pequenas feridas: cuidados necessários

RV Ímola 20/04/2017
0 Comentários

Sofrer ferimentos na pele é bastante comum, especialmente para as crianças, mas nem sempre as pessoas dão a devida atenção ao seu tratamento. Mesmo as pequenas rupturas na pele devem ser medicadas para evitar que, com a abertura de nossa barreira natural contra a entrada de micro-organismos, nosso corpo seja infectado por bactérias.

Os cuidados com a ferida devem passar pela limpeza da região afetada, a aplicação de medicamento e a proteção. O tratamento inadequado, além de poder acarretar em infecções e contágio de doenças, também atrasa o processo de cicatrização.

Leia abaixo algumas informações importantes para o tratamento das feridas. E atente-se: em caso de infecções ou demora na cicatrização, consulte um médico.

 

  • Lave as mãos antes e depois de tocar na ferida;

 

  • Em pequenos cortes superficiais, lave a área com sabão e água corrente. Feridas profundas pedem maior cuidado, por isso, é indicada a utilização de desinfetantes como água oxigenada ou clorexidina;

 

  • Algodões em rama ou gaze não devem ser usados para limpar a ferida, pois suas fibras podem gerar inflamações;

 

  • Sempre que possível, desinfetar com soluções antissépticas iodadas e antibacterianas e cobrir com compressa ou outro tecido limpo;

 

  • A cobertura correta da ferida também ajuda a manter a umidade, acelerando a cicatrização;

 

  • A gravidade de uma infecção pode variar de acordo com a profundidade da ferida, a sua localização, o tipo de bactéria invasora e o nível de resposta do sistema imunológico.

 

Leia também: Armazenagem e Manipulação de Remédios em Casa

 

 

Deixe uma resposta

Voltar