Quais são as funções do profissional de Relações Institucionais? - RV ÍMOLA

Blog

Quais são as funções do profissional de Relações Institucionais?

RV Ímola 23/12/2021
220 Comentários

Antes de falar sobre algumas das principais atividades que um profissional de relações institucionais executa, preciso comentar sobre a importância dessa área dentro de uma empresa. 

 

Quais são as funções do profissional de Relações Institucionais?

 

O setor de relações institucionais é responsável pelo relacionamento e comunicação com organizações, comunidade, municípios, Estados e até mesmo Ministérios Federais,  sempre visando a harmonia e que a tomada de decisão seja sempre benéfica para todas as partes envolvidas. 

 

 

O que o profissional de RI faz na rotina de trabalho?

 

Para o bom desempenho da sua gestão comercial dentro de uma instituição, esse profissional precisa, antes de tudo, traçar um planejamento estratégico que engloba pensar em ações para:

 

  • Fortalecimento e consolidação da imagem da empresa diante do mercado;
  • Desenvolver o marketing  e relacionamento com a mídia;
  • Identificar oportunidades e parcerias;
  • Negociar interesses e gerenciar crises;
  • Estimular a responsabilidade social e ética dentro da empresa; 
  • Identificar decisões que podem interferir no desempenho da organização e propor soluções.

 

 

Habilidades de um profissional de Relações Institucionais 

 

Sendo assim, depois de apresentá-los um pouco as funções que estão dentro do escopo de trabalho de um profissional de relações institucionais, penso ser importante também citar que é necessário ter habilidades plurais para atuar nesta área. 

 

Como o diálogo com outras pessoas é fundamental nesse cargo, é preciso cuidado e empatia para falar com o próximo, possuir conhecimento em outras áreas profissionais, ter poder de argumentação e sempre estar atualizado quanto às mudanças e acontecimentos que ocorrem no mundo. 

 

Portanto, ter um profissional de relações internacionais dedicado à uma empresa é estar preparado para traçar planos e estratégias comerciais que vão agregar valor ao negócio, aumentar a credibilidade e render boas parcerias. 

 

Por: Max Trevisan

 

Voltar