Regras e boas práticas para o Transporte de Medicamentos - RV ÍMOLA

Blog

Regras e boas práticas para o Transporte de Medicamentos

RV Ímola 28/12/2021
229 Comentários

Produtos hospitalares são transportados por longas distâncias até farmácias ou rede de saúde e, realizar a gestão do transporte de medicamentos de forma eficiente, garante que os fármacos cheguem ao destino com sua qualidade preservada. 

 

Normas para o transporte de medicamentos 

 

Regras e boas práticas para o Transporte de MedicamentosEntão, para o pleno funcionamento deste serviço logístico, órgãos reguladores estipulam algumas regras de decretos a serem seguidos, como por exemplo a Resolução – RDC nº430 de 08 de outubro de 2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

Nessa resolução, no capítulo II artigo 4º diz que “todas as partes envolvidas na produção, armazenagem, distribuição e transporte devem se responsabilizar pela qualidade e segurança dos medicamentos”.

 

E no artigo 64º do mesmo capítulo, diz que “são obrigações da empresa que realiza o transporte de medicamentos: monitorar as condições de transporte relacionadas às especificações de temperatura, acondicionamento, armazenagem e umidade do medicamento utilizando instrumentos calibrados”.

 

Outro ponto muito importante e que vale ser citado é sobre a estrutura interna e externa dos veículos que realizam esse tipo de atividade, seja ela em modal rodoviário ou aéreo. No artigo 68º por exemplo, diz que “os veículos e contêineres devem dispor de manutenção e limpeza adequadas”.

 

Como cumprir com as exigências para o transporte de fármacos?

 

Diante do exposto, fica evidente que, para que as regras sejam cumpridas e o transporte dos fármacos seja realizado sem maiores problemas, é preciso que todos os envolvidos sejam treinados para essa tarefa, estando por dentro de todos os cuidados que devem ser tomados quanto ao manuseio dos materiais hospitalares.

 

Ao meu ver, um planejamento de rota com gerenciamento de risco para evitar trajetos em más condições também é primordial e, inclusive, evita prejuízos por uma possível invalidez da carga ou até mesmo o seu furto. 

 

Portanto, com a minha experiência na área, finalizo o conteúdo de hoje afirmando que, tão importante quanto uma equipe altamente capacitada é também usar a tecnologia a favor e, por isso, aqui na RV investimos em sistemas de monitoramento em tempo real, incluindo o controle da abertura das portas dos caminhões durante o percurso, para garantir que a temperatura dentro do veículo esteja de acordo com o ideal para o transporte de medicamentos. 

 

Para saber mais sobre os serviços de gestão, armazenagem e transporte de medicamentos, oferecidos pela RV Ímola, clique aqui. 

 

Por: Adriana Oliveira

 

Voltar