Rinite Alérgica - Causas e Tratamento | Blog RV Ímola

Blog

Rinite Alérgica

RV Ímola 21/03/2017
207 Comentários

 

Sensação incômoda no corpo, nariz congestionado, coriza e espirros sem fim. Muitos já se depararam com estes sintomas, especialmente nos meses mais frios do ano. São os sinais da rinite alérgica, síndrome que afeta cerca de 15% dos brasileiros, e que, embora não traga consequências graves para a saúde, causa muitos problemas para a qualidade de vida de seus pacientes.

 

Rinite é uma inflamação da mucosa nasal causada por reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo.

 

Apesar de bastante comum, a rinite causa confusões em seus enfermos, especialmente porque os seus sintomas podem ser confundidos com os do resfriado ou sinusite.

 

As rinites são causadas geralmente pelo contato com elementos como poeira, pólen ou ingestão de determinados alimentos. Não têm cura, mas podem ser tratadas por meio da prevenção (ou seja, evitar o contato com ambientes propícios à reação alérgica), uso medicamentos antialérgicos e vacinas.

 

O QUE É RINITE

O nariz possui um mecanismo de defesa que impede a entrada de substâncias tóxicas no pulmão. Ao detectar um elemento estranho, o corpo desencadeia uma resposta para bloquear a sua passagem (a obstrução nasal) e repeli-lo em seguida (espirros e coriza). Essa reação é normal em todas as pessoas. No entanto, nos alérgicos, existe uma defesa exagerada contra agentes que não são potencialmente agressivos. Ou seja, a pessoa é hiperreativa a substâncias que não deveriam despertar resposta alguma.

 

SINTOMAS

Os principais sintomas da crise de rinite alérgica são: Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele, problemas com odores, coriza, espirros e lacrimejo nos olhos.

 

NÃO CONFUNDIR COM RESFRIADOS OU SINUSITE

O resfriado também é uma forma de infecção da mucosa nasal, causada, neste caso, por vírus que causam sintomas mais restritos ao trato respiratório superior. Já as sinusites são inflamações da mucosa que reveste os seios da face.

 

TRATAMENTO

Quem sofre de rinite deve sempre buscar orientação de um otorrino ou alergologista. O teste de alergias pode revelar os alérgenos que desencadeiam os sintomas. O teste feito na pele é o método mais comum e mais eficaz para testar e identificar as alergias.

 

A automedicação pode ser um risco, uma vez que determinados medicamentos, como aqueles a base de corticoide, podem causar sérios problemas à saúde se consumidos de maneira incorreta.

 

Leia também: Incontinência Urinária

Voltar