Transportadora de medicamentos: pontos que devem ser analisados pelo contratante - RV ÍMOLA

Blog

Transportadora de medicamentos: pontos que devem ser analisados pelo contratante

RV Ímola 09/09/2021
230 Comentários

TRANSPORTADORA DE MEDICAMENTOS REQUER SEMPRE MUITA  ATENÇÃO PARA QUE A CARGA SE MANTENHA INTACTA ATÉ SEU DESTINO

 

Transportadora de medicamentos precisa ter estrutura adequada às necessidades desses produtos e sempre estar alinhada às leis e regras determinadas pela ANVISA e outros órgãos reguladores.

 

Resolução da Anvisa para transporte de medicamentos

 

Transportadora de medicamentosDeste modo, uma das normas que determina a conduta correta para uma empresa executar este tipo de serviço, se encontra na resolução nº 329/99 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que considera a necessidade de regulamentar e implementar uma fiscalização em qualquer transportadora de medicamentos. 

 

E um dos critérios de avaliação, é analisar o risco potencial inerente a cada produto em relação a sua qualidade e também averiguar a segurança da equipe durante os processos. 

 

 

  • Condutas que devem ser consideradas ao contratar uma transportadora de medicamentos

 

 

Além de seguir normas e ter autorização, uma transportadora de medicamentos deve atuar com a seguinte ordenação:

 

Equipe qualificada

É imprescindível a presença de um farmacêutico na equipe para melhor orientar todos os envolvidos e certificar que tudo está dentro dos padrões pré-estabelecidos.

 

Controle de estoque

A registrabilidade dos medicamentos se faz necessária para que todas entradas e saídas sejam contabilizadas. Com esses dados, é possível saber a quantidade de medicamentos que está sendo transportada. 

 

Frota equipada

Os veículos destinados a esta função, necessitam de ambiente climatizado para realizarem o transporte refrigerado, uma vez que a carga geralmente é composta por medicamentos termolábeis, ou seja, sensíveis às variações climáticas.  

 

Planejamento de rota

Planejar a rota também é parte da preparação pois, a escolha da rodovia e caminho a ser percorrido, impacta no tempo e no estado que o carregamento chegará ao destino uma vez que, asfalto em más condições, pode comprometer a integridade das substâncias. 

 

Rastreabilidade

Na RV Ímola, por exemplo, a rastreabilidade é parte das tecnologias que é utilizada para garantir a segurança durante o transporte de medicamentos. Através de softwares de última geração, é possível monitorar o trajeto e até mesmo controlar a abertura das portas dos caminhões, fator que pode ser um agravante para invalidar o material transportado. 

 

Portanto, ao contratar uma transportadora  de medicamentos é preciso se atentar ao cumprimento de leis, regulamentações e avaliar a estrutura oferecida pela operadora logística, pois, os produtos hospitalares precisam ser transportados com cautela e total confiança.  

 

A RV Ímola conta com sistemas que geram mais excelência à logística hospitalar. A empresa utiliza tecnologia avançada para agilizar e racionalizar as operações, trazendo mais segurança aos processos e reduzindo possíveis prejuízos.Entre em contato e saiba mais! 

 Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre serviços de transporte de medicamentos acesse aqui.

Voltar