Transporte de medicamentos: caminhões adequados são essenciais

Blog

Transporte de medicamentos: caminhões adequados são essenciais

RV Ímola 10/08/2021
240 Comentários

Transporte de remédios em veículo refrigerado é fundamental para uma logística hospitalar bem sucedida 

 

Transporte de medicamentos exige condições especiais e frota equipada para manter a qualidade e segurança dos fármacos.

 

Veículos adequados para o transporte de medicamentos

 

Transporte de medicamentosIsso porque esses tipos de materiais hospitalares, são sensíveis às variações de temperatura, luminosidade e umidade. Logo, é necessário manter sempre em ambiente propício à sua conservação. 

Então, no transporte de remédios, os caminhões precisam ser adaptados especialmente para este carregamento e, entre as obrigatoriedades de estrutura estão:

  • Baú refrigerado para manter a temperatura baixa no interior do caminhão ou caixas térmicas;
  • Ambiente totalmente higienizado e sanitizado;
  • Sistema de monitoramento para controle da qualidade do ar ambiente do veículo.

 

Na RV Ímola, por exemplo, a frota para realizar o transporte refrigerado em modal rodoviário, conta com 150 caminhões climatizados e refrigerados de acordo com as normas da ANVISA.

 

Tecnologia no transporte refrigerado

 

Deste modo, além de veículos especialmente fabricados para o transporte de medicamentos controlados, também se faz necessária uma tecnologia capaz de rastrear e monitorar tanto as condições internas dos caminhões quanto o percurso a ser realizado até o destino final. 

Por isso, a RV desenvolveu um sistema com a ajuda de softwares de última geração que geram dados 24h/dia sobre o status da operação de transporte de medicamentos.

Além disso, esta tecnologia também possibilita a emissão de NF e cross-check do estoque e inventário das movimentações. 

Outra questão importante e que devemos nos atentar nessa logística hospitalar, é o controle da abertura das portas dos caminhões, pois é algo que pode comprometer o carregamento se for feito de forma desnecessária. 

Portanto, é imprescindível que uma empresa de transporte de medicamentos tenha veículos seguros e propícios a percorrer longas distâncias com insumos, vacinas e medicamentos tão importantes que cheguem em perfeito estado para o tratamento de milhares de pessoas. 

Então, somos especialista em soluções logísticas, armazenamento e distribuição de produtos hospitalares para o sistema de saúde.

E a RV Ímola possui diversos prêmios e é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais.  

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre o transporte de medicamentos.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, armazenagem e transporte de medicamentos, acesse aqui.

Voltar