Blog

Transporte de medicamentos e seus cuidados necessários

RV Ímola 07/05/2021
0 Comentários

Transporte de medicamentos precisa respeitar as normas de agências reguladoras, oferecer uma estrutura adequada e possuir recursos tecnológicos para que insumos e remédios cheguem ao destino com suas propriedades preservadas. 

 

Sendo assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está sempre atualizando suas regras para que

transporte-de-medicamentos-conheca-os-cuidados-necessarios

empresas de logística de insumos hospitalares consigam oferecer qualidade no transporte de medicamentos. Depois de uma fiscalização criteriosa, elas conseguem uma autorização especial e se tornam aptas para realizarem este tipo de serviço. 

 

Cuidados necessários para um transporte de medicamentos eficiente

Então, para garantir um maior controle sanitário, a ANVISA decretou em sua Resolução nº 329/99 que alguns componentes necessários para o transporte de medicamentos são: 

 

  • Definição da área geográfica do percurso habitualmente realizado;
  • Higienização regular nos veículos;
  • Em caso de transporte de materiais termolábeis, é exigida uma organização diferenciada para fazer este carregamento. 

 

 

Estrutura principal de uma empresa que transporta medicamentos

 

Por isso, a RV Ímola, que é uma empresa com expertise em operações logísticas e especializada em transporte de medicamentos, investe constantemente em melhorias e alta tecnologia, para que o serviço oferecido seja de máxima qualidade, sempre visando manter a eficácia dos produtos hospitalares. 

Fazem parte destas ações, a formação de uma equipe capacitada, o monitoramento ao vivo desde a saída da carga até a sua entrega e outras ações de prevenção.

 

 

  • Equipe treinada

 

Tanto na administração do armazenamento de medicamentos quanto no transporte refrigerado, é necessário que um farmacêutico acompanhe todo o processo. Além disso, todos os profissionais envolvidos também precisam do treinamento especial sobre higienização do ambiente e sobre as normas a serem seguidas. 

 

 

  • Veículos adequados

 

Já os veículos responsáveis pelo transporte refrigerado para medicamentos precisam de antecâmaras climatizadas, interior completamente limpo e espaço suficiente para abrigar os produtos hospitalares. 

 

 

  • Planejamento da rota 

 

Pelo Brasil possuir um extenso território com longas rodovias, é primordial que seja feito também um planejamento de rota, pois assim, consegue-se gerenciar os riscos e traçar a melhor estratégia.

 

 

  • Rastreamento da carga 

 

E, por se tratar do transporte de cargas perecíveis e em grande volume, ter um rastreamento por 24 horas/dia sobre o trajeto que será percorrido e também da abertura das portas dos caminhões, torna esta etapa mais confiável e garante o cumprimento de todas as exigências relacionadas à temperatura adequada no transporte em veículos refrigerados.  

 

Por todas as questões mencionadas acima é que se faz necessária a contratação de uma empresa com experiência em logística hospitalar e que seja capaz de oferecer a estrutura adequada para o transporte de medicamentos. 

 

E para isso, você pode contar com a RV Ímola que é uma operadora logística especializada em gestão, armazenagem e transporte de produtos hospitalares.Com diversos prêmios, a RV é referência em consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. 

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para saber sobre logística de medicamentos e transporte refrigerado.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, transporte de medicamentos, acesse aqui.

 

 

  • RV ÍMOLA

 

 

Os comentários estão desativados.

Voltar