Blog

Transporte de medicamentos: o que saber?

RV Ímola 17/07/2020
0 Comentários

Transporte de medicamentos é uma atividade bastante sensível e com regras bem específicas. Os cuidados devem ser tomados desde a saída da fábrica até a chegada ao paciente final.

As empresas de logística hospitalar que fazem transporte de medicamentos precisam manter suas equipes capacitadas sobre a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para evitar multas. Além disso, as transportadoras devem ter Autorização de Funcionamento concedida pela Anvisa. As empresas que fazem transporte refrigerado de remédios controlados precisam, ainda, obter a Autorização Especial para funcionamento.

transporte-de-medicamentos-o-que-saberOutra determinação é a presença de um farmacêutico nos caminhões que fazem o transporte de medicamentos. Esse profissional ficará responsável por checar questões como higiene, controle de temperatura, treinamentos, registro dos produtos etc. Os mesmos cuidados devem ser seguidos nas etapas de armazenamento de insumos hospitalares dentro dos estoques das unidades de saúde.

Vale lembrar que os medicamentos são produtos muito vulneráveis e que não podem ficar expostos à condições adversas, como calor, luz e umidade. Por isso, as empresas de transporte de medicamentos também precisam ter infraestrutura para garantir a segurança e estabilidade das cargas. Isso inclui baús refrigerados, embalagens térmicas específicas para itens frágeis, sistemas de monitoramento de temperatura etc.

É fundamental que as empresas de logística hospitalar planejem bem as rotas para evitar a exposição das cargas a longos congestionamentos, assaltos ou outros problemas. Além disso, as operadoras precisam ter sistemas que façam o rastreamento das mercadorias. Tudo isso gera mais eficiência ao transporte refrigerado, reduz as chances de prejuízos e ainda contribui para o crescimento do setor da saúde no país.

A RV Ímola é uma empresa especializada em gestão logística hospitalar com amplo conhecimento em transporte de medicamentos. Com diversos prêmios e clientes de todo Brasil, a RV Ímola oferece serviços voltados para: consultoria em logística, transporte refrigerado, unitarização de medicamentos, gestão inHouse, armazenagem de materiais hospitalares e muito mais. Vale a pena conhecer!

Para saber mais sobre armazenagem de insumos hospitalares e transporte de medicamentosclique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre logística hospitalar, acesse aqui.

Os comentários estão desativados.

Voltar