Transporte de medicamentos: veja os cuidados - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de medicamentos: veja os cuidados

RV Ímola 18/02/2020
207 Comentários

Transporte de medicamentos é uma atividade comum no ramo da logística e que precisa seguir regras específicas para garantir a segurança dos remédios.

Somente com cuidados rigorosos, os pacientes receberão produtos adequados para o tratamento de doenças. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é a instituição responsável por checar e determinar as diretrizes para o transporte de medicamentos no Brasil. Cabe às empresas de logística estarem sempre por dentro das determinações da Anvisa e das melhores práticas do mercado para a gestão de medicamentos.

transporte-de-medicamentos-veja-os-cuidados

Por ser um tipo de produto altamente sensível, os medicamentos necessitam de climatização e controle rigoroso de higiene. Por conta disso, uma das regras estabelecidas pela Anvisa para o transporte de medicamentos é a presença de um farmacêutico durante o percurso. Esse profissional é responsável por verificar se o trabalho está sendo feito de maneira correta, bem como acompanhar o cumprimento da legislação sanitária e o controle da temperatura.

Outro ponto fundamental para o sucesso no transporte de medicamentos é a capacitação das equipes. Além disso, os softwares e os sistemas de logística são essenciais para garantir maior controle do estoque e o registro de todas as mercadorias. Vale lembrar que o planejamento das rotas de forma estratégica ajuda a evitar perda de tempo nas estradas, otimizando o serviço das empresas de logística.

Quando falamos em transporte de medicamentos, estamos falando de itens com valor elevado para o setor da saúde. Por isso, é fundamental investir em gerenciamento de risco para reduzir as chances de perdas, assaltos ou falsificação. Nesse sentido, os sistemas voltados para o rastreamento das cargas são uma das soluções mais comuns na gestão de medicamentos. Eles oferecem monitoramento das cargas em tempo real e mais segurança no dia a dia da atividade logística.

Como já mencionamos, os medicamentos são sensíveis a fatores como umidade, calor e iluminação. Por este motivo, as empresas de logística também devem utilizar embalagens térmicas específicas e proteção para itens frágeis durante o transporte refrigerado. É necessário seguir todas as recomendações dadas pelos fabricantes e pelo farmacêutico para que os produtos não percam suas propriedades terapêuticas.

A RV Ímola é uma empresa de logística conceituada e reconhecida por seu trabalho de excelência no transporte de medicamentos. Com serviços voltados para o setor da saúde, a RV Ímola oferece diversas soluções de logística para clínicas e hospitais, entre elas: Automação Logística (Logimat), Sistema de Gestão Logística (CLIF), Controle de temperatura (SensorWeb), Consultoria em Logística, Consultoria em Supply Chain e Tecnologia em Gestão Hospitalar.

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre transporte de medicamentosacesse aqui.

Voltar