Transporte de produtos hospitalares: exigências que devem ser cumpridas - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de produtos hospitalares: exigências que devem ser cumpridas

RV Ímola 20/07/2021
207 Comentários

Algumas exigências precisam ser cumpridas para que a logística de transporte de medicamentos funcione adequadamente

Transporte de produtos hospitalares requer atenção e cumprimento de normas estipuladas pelos órgãos fiscalizadores para que seja uma logística segura e eficaz. 

 

Exigências para a realização do transporte de medicamentos

transporte de produtos hospitalaresPara realizar o transporte de produtos hospitalares é necessário, acima de tudo, que se tenha um manual de boas práticas, elaborado por um farmacêutico e que este profissional fique responsável pela estruturação e adequação dos processos por parte da equipe. 

 

Logo, neste documento estará exposto como deve ser a rotina de higienização do veículo, desinsetização, manuseio da carga e condições ideais de temperatura, umidade e luminosidade do veículo, inclusive se for o transporte refrigerado de produtos termolábeis. 

 

 

  • Resoluções para o transporte de produtos hospitalares

 

 

Deste modo, a Agência Nacional da Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Farmácia são bastante criteriosos quanto à condução de um transporte de medicamentos, uma vez que qualquer erro ou não cumprimento de regras pode trazer consequências como a invalidez dos insumos e, principalmente, das vacinas. 

Além disso, o prejuízo financeiro pode atingir altos valores e é por esta razão, que se indica uma empresa de soluções em logística especializada neste tipo de serviço como a RV Ímola.

 

Alguns exemplos dessas resoluções e portarias para transporte de produtos hospitalares:

  • RDC 329/99 – que institui roteiro de inspeção para empresas que fazem o transporte de produtos hospitalares.

 

  • CRF/SP 52/06 – que regulamenta as atividades técnicas do farmacêutico em empresa de transporte de medicamentos controlados com carga horária de 20h semanais de presença efetiva de assistência farmacêutica. 

 

Portanto, é notória a importância de que regras estabelecidas pelos órgãos responsáveis sejam cumpridas com atenção e eficiência, pois são detalhes que fazem a diferença e garantem que os medicamentos cheguem ao local de destino intactos.

 

A RV Ímola é uma empresa especializada em logística hospitalar, transporte refrigerado e armazenamento de medicamentos termolábeis, que oferece soluções inovadoras para a indústria farmacêutica e hospitais de diferentes portes. Com diversos prêmios recebidos, é referência em: consultoria em logística, unitarização de medicamentos, gestão inHouse e muito mais. Vale a pena conhecer!

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn para mais informações sobre gestão logística hospitalar, transporte refrigerado e consultoria em logística.

 

Para mais notícias sobre gestão e transporte de produtos hospitalares acesse aqui.

 

 

  • RV Ímola

 

 

Voltar