Transporte de vacinas e os desafios logísticos durante a pandemia no Brasil - RV ÍMOLA

Blog

Transporte de vacinas e os desafios logísticos durante a pandemia no Brasil

RV Ímola 31/08/2021
239 Comentários

Transportar  vacinas precisa ser executado com total atenção e competência devido à vulnerabilidade das substâncias biológicas que compõem esses imunizantes.

 

Transporte de vacinas é um dos maiores desafios da saúde pública brasileira durante esse processo de imunização em massa contra a Covid-19.

 

Aumento da busca por empresas de transporte de vacinas 

 

Transporte de vacinasPor isso, a procura por empresas que oferecem este serviço logístico cresceu desde 2020, quando as vacinas foram fabricadas e as negociações tomaram forma. 

 

E esse cenário desafiador não fica apenas restrito ao governo federal e demais órgãos públicos, mas também para o transporte de vacinas em si, pois precisa de estrutura e organização para que o carregamento chegue em boas condições ao destino. 

 

Desafios que envolvem o transporte de vacinas

Deste modo, ter que se preparar em pouco tempo para suprir essa necessidade devido ao avanço da pandemia, fez o transporte de medicamentos enfrentar grandes obstáculos nos últimos meses. 

Na armazenagem, por exemplo, formatos dos estoques, capacidade local e ausência de ambiente refrigerado como a Cadeia Fria são fatores que impactam diretamente na conservação de insumos e vacinas.

Além disso, quando nos referimos a produtos termolábeis, o transporte refrigerado é o tipo ideal para essa categoria e com isso, boas práticas precisam ser seguidas para que a integridade dos insumos permaneça intacta. 

 

  • Condições ideais para o transporte de vacinas

Dentro das exigências previstas pelas resoluções da ANVISA e outros órgãos fiscalizadores, uma das mais importantes e que contribui para manter as boas condições dos medicamentos é que a frota esteja com temperatura, umidade e luminosidade adequadas ao transporte de vacinas e os veículos tenham antecâmaras climatizadas para manter a qualidade no seu interior. 

Também é necessário um planejamento de rota, ainda mais aqui no Brasil, um país com grande extensão territorial e longas rodovias, pois, nesse caso, percorrer o caminho mais seguro e em boas condições é primordial. 

 

  • Tecnologia para evitar desperdícios e aglomerações

Diante do exposto, é preciso enfatizar também que o uso da tecnologia e inteligência artificial otimiza muito os processos logísticos que envolvem o transporte refrigerado para medicamentos pois,  programas e softwares de última geração, permitem gerenciar a quantidade de vacinas em estoque e nos postos de ação e até mesmo o volume de imunizantes estocados para melhor distribuição nas regiões.

Portanto, é preciso lembrar que a pandemia ainda não acabou e que as operadoras logísticas precisam, cada vez mais, se aprimorar para servir melhor à indústria farmacêutica e o sistema de saúde como um todo, inclusive no que tange o transporte de medicamentos refrigerados. 

 

A RV Ímola conta com sistemas que geram mais excelência à logística hospitalar. A empresa utiliza tecnologia avançada para agilizar e racionalizar as operações, trazendo mais segurança aos processos e reduzindo possíveis prejuízos. 

Entre em contato e saiba mais!

 

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre serviços de logística e transporte de vacinas, acesse aqui.

Voltar