Blog

Transporte refrigerado: é preciso atenção!

RV Ímola 16/10/2020
0 Comentários

Transporte refrigerado no Brasil está na lista das atividades que mais geram desafios para as empresas de logística hospitalar.

Em tempos de pandemia e sobrecarga no sistema de saúde, como o que vivemos atualmente, é bastante comum que as unidades hospitalares e até mesmo a indústria dependam cada vez mais do transporte refrigerado. Isso porque este tipo de serviço de logística hospitalar consegue manter os insumos hospitalares, especialmente remédios e vacinas, em condições adequadas para que cheguem em total segurança aos pacientes.

transporte-refrigerado-e-preciso-atencaoAlém de ser importante para manter a estabilidade e a qualidade das cargas, o correto transporte em veículos refrigerados também ajuda a evitar prejuízos para os cofres das instituições de saúde. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, aproximadamente, 25% das vacinas chegam a seus destinos deterioradas devido a falhas na cadeia do frio, o que acaba resultando em grandes rombos aos cofres do setor da saúde.

Nesse sentido, as empresas de transporte de medicamentos estão se tornando cada vez mais estratégicas para evitar este tipo de situação. Essas companhias seguem rigorosamente as regras da Anvisa e estão sempre em busca de soluções de logística hospitalar eficazes, incluindo as tecnologias para controle de temperatura e mapeamento térmico tanto no transporte refrigerado como na armazenagem de insumos hospitalares.

Outro desafio relacionado ao transporte de medicamentos e à armazenagem hospitalar envolve questões de higiene. Por isso, as empresas de logística hospitalar também costumam manter suas equipes capacitadas sobre as melhores práticas do setor e têm sempre o acompanhamento de um profissional farmacêutico no dia a dia de trabalho.

Por fim, o gerenciamento de medicamentos também deve contar com um rigoroso sistema de monitoramento e rastreabilidade para combater o desvio de cargas ou outros problemas. Além disso, é fundamental que todas as rotas sejam pensadas de forma estratégica para evitar a exposição das mercadorias a situações adversas sem necessidades.

A RV Ímola é uma empresa de logística hospitalar com amplo conhecimento sobre os sistemas da cadeia do frio e por isso oferece um serviço inovador de transporte refrigerado. Com diversos prêmios e clientes em todo o Brasil, a RV Ímola também é referência em: armazenagem de medicamentos, consultoria em logística, gestão inHouse e muito mais.

Imagem: Pixabay

Clique aqui e siga nossa página no LinkedIn.

Para mais notícias sobre gestão consultoria em logística e armazenamento de medicamentos, acesse aqui.

Os comentários estão desativados.

Voltar