A importância dos pilares ESG para o setor logístico. - RV ÍMOLA

Blog

A importância dos pilares ESG para o setor logístico.

RV Ímola 25/05/2023
173 Comentários

Preservar o meio ambiente, respeitar a diversidade e ter boas práticas administrativas são essenciais para uma empresa ser bem-sucedida que pratica ESG. 

 

Cada vez mais cresce a adesão de projetos relacionados ao ESG no mundo empresarial, especialmente, nas empresas do setor logístico. 

Os motivos que levam a este crescimento exponencial podem ir desde uma necessidade por economia de energia até a preservação não só do meio ambiente, mas também da própria reputação de uma companhia. 

 

No setor logístico, percebo que as maiores motivações para continuarmos cada vez mais investindo em ações ESG é a urgência por reduzir os impactos ambientais das operações e o desejo de aprimorar as relações entre os colaboradores.

 

Porém, mudar a cultura de uma empresa e estimular o respeito à diversidade entre grupos de pessoas nem sempre é uma tarefa fácil, e eu digo isto por experiência própria, pois já atuei na área de RH e sou uma mulher com deficiência visual (PCD). 

 

Como conseguimos aplicar os conceitos ESG  na prática? 

Eu costumo falar que é importante dar o primeiro passo: observe ao seu redor. Ouça os  colaboradores, perceba a singularidade de cada um e a pluralidade do coletivo.

 

Aqui na RV Ímola, estou a frente dos projetos de ESG sempre pensando em um todo, formulando ações de políticas internas que facilitem, valorizem e estimulem os funcionários e que selecione, de forma criteriosa, nossos parceiros e fornecedores pois todo este ecossistema precisa estar em sinergia com os nossos valores e propósitos.  

 

Além disso, é preciso dar uma atenção e propor melhorias e mudanças nas jornadas e condições de trabalho, garantir a segurança durante as operações logísticas, prezar por um diálogo ético, transparente e responsável. Essas atitudes são importantíssimas para uma convivência pacífica e respeitosa em um ambiente profissional. 

 

Toda essa mudança de postura que acontece dentro de uma instituição, impacta diretamente no comportamento de todos em relação não só a troca entre pessoas mas também em relação ao meio ambiente. 

 

O que eu, você e a RV Ímola estamos fazendo em prol da sustentabilidade? Despertar essa consciência coletiva contribui para a aderência a práticas sustentáveis como, por exemplo, o uso consciente da energia elétrica, descarte correto de lixo eletrônico e  automatização de processos que evitem desperdícios.

 

Portanto, quero reforçar que as ações focadas em ESG geram inúmeros benefícios para as empresas com a redução de custos, aumento da produtividade, fortalecimento das relações com parceiros de negócios e ainda agrega um diferencial competitivo. 

 

Aproveite a semana do meio ambiente, que é agora no início do mês de Junho e estimule o diálogo sobre a causa ambiental, sustentabilidade, biodiversidade e como as nossas atitudes no presente impactam diretamente o nosso futuro. 

Por: Maria Tenório. 

 

Acesse nosso blog e nossas redes sociais para saber mais: Facebook, Instagram e Linkedin

Voltar