Melhoria Contínua

Empresa de logística, a RV Ímola, busca o aprimoramento contínuo para garantir um serviço de qualidade.

E é por isso que estamos focados sempre na maior eficiência dos processos, mantendo a qualidade do produto e atendendo todas às legislações vigentes necessárias para uma empresa de logística funcionar.

E quando falamos em atender, nos referimos a desempenhar serviços de altíssima qualidade e, sobretudo, servir de forma proativa, sustentável, de forma a preservar o meio ambiente para as gerações futuras, acompanhando a evolução tecnológica e, ainda, respeitando e acrescentando valor ao seu negócio, sendo essa a nossa política de qualidade.

Afinal, para atuar no mercado farmacêutico, a empresa de logística é um elo importante na cadeia e precisa ter licenças especiais expedidas pelos Órgãos Sanitários e pelo Conselho Regional de Farmácia. Essas licenças têm como objetivo garantir a segurança dos medicamentos e produtos para saúde em geral, desde a produção até a distribuição ao paciente. A RV Ímola possui licenças para armazenagem e transporte de medicamentos, além de praticamente todos os demais produtos regulados pelas autoridades sanitárias.

Outro ponto importante para manter a qualidade dos serviços e a melhoria contínua dos processos é conhecer onde estão as possíveis falhas da gestão logística e, com isso, propor ações de melhoria, antes mesmo que os problemas aconteçam, essa é a missão da nossa equipe de Melhoria Contínua, que trabalha para identificar possíveis fragilidades do processo e corrigi-las antes de virarem um problema real. Nossa equipe de Auditoria Interna, formada por uma equipe multidisciplinar, atua de forma independente, auditando todos os departamentos da empresa e avaliando a conformidade das atividades com os procedimentos internos, normas e leis vigentes voltadas à logística hospitalar e farmacêutica.

Mas, entre todos os profissionais de saúde, o único que é especializado em medicamentos é o farmacêutico. Esse profissional é o mais indicado para avaliar os impactos do meio ambiente sobre os medicamentos a fim de protegê-los para que mantenham suas características e eficácia.  Por isso, o farmacêutico é peça-chave em todos os locais onde houver manuseio de medicamentos, seja na indústria, na farmácia, no hospital, nos armazéns, nas operações de transporte ou de armazenagem.

Para manter sempre o mesmo padrão em todas as atividades, temos os Procedimentos Operacionais Padrão – POPs – que são documentos onde definimos como cada atividade deve ser executada, quais documentos devem ser preenchidos e como devem ser preenchidos, tudo de acordo com as normas internas da RV Ímola e as legislações sanitárias vigentes. Além disso, todos os nossos colaboradores são treinados para seguirem exatamente o que está definido nos procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade.

Mas, para cada atividade e para cada classe de produto há uma licença específica. A RV Ímola possui licenças para armazenar e transportar medicamentos, produtos para saúde,  medicamentos sujeitos a controle especial, insumos farmacêuticos e sujeito ao controle especial, produtos de higiene, cosméticos, perfumes, saneante domissanitário e alimentos, além de licença especial para o transporte de medicamentos biológicos.

Outra ferramenta importante para manter a qualidade dos serviços prestados é manter equipamentos e áreas qualificadas. A Qualificação, é o conjunto de ações realizadas para atestar e documentar que um equipamento está corretamente instalado e funcionando de forma correta, gerando os resultados esperados tanto na armazenagem quanto na distribuição de medicamentos. Para armazenar e transportar medicamentos a Qualificação Térmica é fundamental. Durante esse estudo, coletamos dados de temperatura por períodos previamente definidos, alternando ciclos com carga e sem carga, dos armazéns, câmaras frias e caminhões verificando assim o correto funcionamento desses equipamentos. A Qualificação Térmica nos ajuda também a entender como esses equipamentos se comportam, quais as regiões mais quentes e frias de cada ambiente. Enfim, ela nos ajuda a manter os produtos armazenados e transportados dentro das condições ideais definidas pelos fabricantes.

Temos em nosso armazém uma área totalmente dedicada à Cadeia Fria, onde contamos com docas, antecâmara e câmaras frias todas refrigeradas e qualificadas na faixa de 2ºC a 8ºC. Além disso, temos docas duplas, que permitem que seja feito o cross-docking em temperatura também controlada. Todos os ambientes possuem o monitoramento online de temperatura, o sistema dispara alarmes visuais e sonoros no armazém e também por SMS e e-mail sempre que a temperatura está próxima aos limites pré-definidos.

E para fechar o ciclo de melhoria, estamos desenvolvendo parcerias com fornecedores de embalagens passivas, ou seja, embalagens que mantém as faixas de temperatura definidas pelo fabricante sem a necessidade de uso de uma fonte externa de calor para oferecer a nossos clientes mais opções no transporte e nos destacarmos como empresa de logística.