Anvisa: conheça o seu papel no transporte de medicamentos - RV ÍMOLA

Blog

Anvisa: conheça o seu papel no transporte de medicamentos

RV Ímola 01/07/2022
273 Comentários

Vinculada ao Ministério da Saúde, a agência é encarregada do controle sanitário e regulamentação de produtos nacionais e importados, como também de alguns estabelecimentos, sendo seu dever garantir a segurança, qualidade e eficácia dos mesmos durante o transporte de medicamentos.

 

Quando o assunto é a indústria farmacêutica, a Anvisa tem extrema importância, pois é a responsável pelo documento que reúne todas as normas para medicamentos e insumos, a farmacopeia brasileira. Por meio dele, a agência assegura que a bula e o rótulo contenham a certificação de sua eficácia e informações importantes para seu consumo. Assim, uma das principais obrigações da indústria farmacêutica é expor em todos os rótulos dos remédios: seu lote, data de validade, telefone do fabricante e lacre de segurança.

 

Anvisa: conheça o seu papel no transporte de medicamentosAlém disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária também cuida da comercialização das vacinas em nosso país, concedendo à empresa responsável pela produção da substância seu registro e selo de aprovação. Para conseguir tal certificação, é preciso passar por um rígido processo. Nele, profissionais qualificados e especializados pela Anvisa revisam todos os documentos técnicos e verificam os dados de segurança, eficácia e qualidade da vacina, autorizando, ou não, sua produção e distribuição à população.

  

Para garantir ainda mais a qualidade e segurança na saúde do Brasil, a Anvisa determina as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos (Resolução-RDC nº 304), exigindo algumas normas, como: todos os estabelecimentos que exercerem atividades relacionadas a distribuição, armazenagem ou transporte de medicamentos devem dispor de um sistema de gestão da qualidade, as áreas de armazenagem devem ter acesso restrito, os medicamentos não podem ser colocados diretamente no chão, entre outras.

 

Aqui, na RV Ímola, seguimos cada regra com expertise e inovação. Contamos, por exemplo, com estruturas climatizadas, cadeias frias e transportes refrigerados, um sistema interno para facilitar os processos logísticos e constante treinamento interno, especializando nossos colaboradores nas medidas de segurança e qualidade. 

 

Portanto, como transportadora de medicamentos, é perceptível que para manter-se adequado às exigências da Anvisa, é preciso assegurar excelência em cada uma das atividades desenvolvidas desde o armazenamento até seu transporte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Patrícia Cardozo.

 

 

Para acompanhar mais das nossas notícias, acesse nosso blog
Acompanhe também nossas redes sociais: FacebookInstagram e Linkedin.

Voltar