Inteligência comercial é qualquer informação que possa ser usada para melhorar os resultados de uma empresa, como a busca por clientes específicos, o foco em um mercado-alvo, o direcionamento dos negócios e quem são os grandes tomadores de decisão do empreendimento. Ela é uma excelente ferramenta de gestão comercial que auxilia no investimento de tempo e recurso em ações que trazem resultados.
O que mais envolve a inteligência comercial?
Um processo de coleta, tratamento e sistematização de dados com o objetivo de gerar insights que levam a ações estratégicas. Basicamente, a inteligência comercial consiste no investimento em tecnologia que possibilita a coleta e o processamento desses dados para que profissionais possam aproveitá-los na tomada de decisão corporativa.
O impacto da inteligência comercial nas vendas
Empresas que analisam seus dados estão mais propensas a tomar decisões melhores, e com mais agilidade. Usar a inteligência comercial nos negócios é uma forma de identificar oportunidades, clientes, parceiros e tendências com mais assertividade, avaliando a competitividade do produto e os passos da concorrência.
Em outras palavras, é uma estratégia capaz de alavancar os números de uma empresa, e os resultados podem ser observados com a criação de novos canais de venda, lançamento de novos serviços e aumento da participação da empresa no mercado, tudo isso sem as incertezas típicas de realizar essas ações sem qualquer estratégia.
O acompanhamento de feedback nas redes sociais de determinado produto, por exemplo, é uma forma de inteligência comercial que sinaliza possíveis correções para melhorar a prestação de serviço. Com o uso da estratégia, dá para conhecer melhor o cliente e seu segmento e, consequentemente, criar práticas de marketing que melhor atendam ao público-alvo.
Maneiras de implantar a inteligência comercial nos negócios
– Coleta de dados: extremamente importante para qualquer empresa
– Big Data: permite uma tomada de decisão mais eficiente e automação de processos ao cruzar uma grande quantidade de dados com qualidade.
– Personalização: formas de gestão de dados personalizadas, com navegação e funcionalidade criadas com base em demandas específicas da companhia.
– CRM: facilita a gestão das interações com os leads e sua administração desde o primeiro contato.
– Dados na nuvem: solução tecnológica que proporciona redução de custos e possibilidade de acessar dados em qualquer lugar.
Quais são os benefícios obtidos com a inteligência comercial?
Depois de implantada, a inteligência comercial pode beneficiar uma companhia de variadas formas:
– Geração de leads, atraindo clientes em potencial para o negócio
– Qualificação de leads, com mais assertividade na captação e processamento das informações para descobrir novos nichos
– Fidelização, com a entrega de produtos ou serviços mais adequados para os clientes
– Produtividade, com maior assertividade das equipes de vendas em suas abordagens
– Competitividade, com vendedores mais preparados para prospectar com as soluções mais adequadas
Em cenários cada vez mais competitivos, é preciso se reinventar e ser altamente estratégico. Para isso, a inteligência comercial é uma excelente pedida que define a direção do marketing e das vendas, orientando as decisões e promovendo decisões mais assertivas.
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Por: Rui Freitas